Acessibilidade de documentos e satisfação da demanda

um modelo de avaliação

Autores

  • Cecilia Alves Oberhofer

Palavras-chave:

Satisfação do usuário. Acesso ao documento. Estudos de usuários.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar um dos problemas fundamentais ligados à satisfação da demanda: a acessibilidade de documentos. Foi testado o modelo "tempo de satisfação" numa amostra de 305 reservas de empréstimo em três bibliotecas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). O modelo incorpora cinco medidas para analisar não só o volume de demandas insatisfeitas devido a atraso na entrega do documento, como também os efeitos desse atraso na satisfação do usuário. Concluiu-se que, em termos de acessibilidade, a satisfação do usuário depende de dois fatores: tempo tolerável de espera e extensão do tempo de entrega. Devido a limitações estatísticas decorrentes do tamanho da amostra não foi possível validar o modelo. Entretanto, foi indicado seu valor potencial para análise de problemas de acessibilidade.

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Publicado

1983-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Acessibilidade de documentos e satisfação da demanda: um modelo de avaliação. (1983). Revista De Biblioteconomia De Brasília, 11(1), 19-33. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rbbsb/article/view/30237