Bioética e Educação na Formação de Profissionais de Saúde

Autores

  • Cristina Braga Universidade Nove de Julho
  • Guilherme Hildebrando Curado Escola de Enfermagem da Santa Casa de São Paulo
  • Donato José Medeiros Escola de Enfermagem da Santa Casa de São Paulo
  • Hesed Hesed Santos Universidade de Guarulhos
  • Victoria Caroline Bottino Pontes Escola de Enfermagem da Santa Casa de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.25031

Palavras-chave:

Bioética. Educação libertadora. Formação na Saúde.

Resumo

Veiculamos a Educação Libertadora, teoria proposta por Paulo Freire, para construção de uma sociedade democrática, justa, pluralista, promovendo equidade social para sujeitos coletivos e individuais, respeitando e aplicando na prática os Direitos Humanos através das experiências vividas no ambiente da sala de aula. Portanto essa educação deve ser capaz de desencadear uma visão do todo, de interdependência e transdisciplinaridade além de possibilitar a construção de redes de mudanças sociais que admitam práticas pedagógica, ética, crítica, reflexiva e transformadora, ultrapassando os limites puramente técnicos para efetivamente alcançar a formação do homem como ser histórico inscrito na dialética da ação-reflexão-ação. Os princípios da bioética, sendo eles autonomia, justiça, não maleficência e beneficência possibilita no ensino aprendizagem atender objetivos, desafios e problemáticas sociais de forma holística respeitando os pareceres da Organização Mundial da Saúde no que define saúde como relativo estado de bem estar biológico psicológico social e não meramente ausência física da doença, além de atender os preceitos dos Direitos Humanos no que se refere a diversidades sociais como cor, etnia, gênero e orientação sexual, atuar nas desigualdades sociais como pobreza, analfabetismo, fome, desemprego, e variáveis de saúde como renda, moradia, acesso à saúde, educação, saneamento básico, emprego, transporte, acesso à cultura, lazer sendo eixos fundamentais que garantem a saúde social visto que durante séculos foram realizadas políticas de exclusão no Brasil.

Biografia do Autor

  • Cristina Braga, Universidade Nove de Julho

    Universidade Nove de Julho

  • Guilherme Hildebrando Curado, Escola de Enfermagem da Santa Casa de São Paulo

    Escola de Enfermagem da Santa Casa de São Paulo

  • Donato José Medeiros, Escola de Enfermagem da Santa Casa de São Paulo

    Universidade de Mogi das Cruzes. Escola de Enfermagem da Santa Casa de São Paulo.

  • Hesed Hesed Santos, Universidade de Guarulhos

    Universidade de Guarulhos. Escola de Enfermagem da Santa Casa de São Paulo.

  • Victoria Caroline Bottino Pontes, Escola de Enfermagem da Santa Casa de São Paulo

    Escola de Enfermagem da Santa Casa de São Paulo

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Publicado

04/12/2019

Edição

Seção

Suplemento

Como Citar

Bioética e Educação na Formação de Profissionais de Saúde. (2019). Revista Brasileira De Bioética, 14(edsup), 85. https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.25031

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