O PROBLEMA DO MAL NAS MEMÓRIAS DO SUBSOLO

um olhar sobre a relação entre a maldade, o indivíduo e Deus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v11i24.46221

Palavras-chave:

Memórias do subsolo. Dostoiévski. Mal. Liberdade. Deus.

Resumo

A partir da obra Memórias do subsolo do escritor russo Fiódor Dostoiévski, foi estabelecida uma conexão entre a obra literária e questões filosóficas levantadas pela mesma. Tendo em vista que tal obra de nosso autor nos permitiu refletir e investigar problemáticas sobre o mal, a prática dele levando em conta que o indivíduo tem consciência e livre-arbítrio e, por fim, como isso se dá quando se presta contas a uma figura divina, são identificadas e discutidas as questões filosóficas trazidas pela obra por meio de seu personagem principal. Além disso, deixa-se em aberto o debate a respeito desses mesmos problemas em obras posteriores do autor.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Diule Fideles Souza da Silva, Universidade de Brasília

    Licenciada em Filosofia pela Universidade de Brasília (2021) e Mestranda do Programa de Pós-graduação de Filosofia da Universidade de Brasília.

Referências

BAKHTIN, M. M. Problems on Dostoevsky´ s poetics (Theory and history of literature; v. 8). Minneapolis: University of Minessota, 1999.

DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Memórias do subsolo. Tradução, prefácio e notas de Boris Schnaiderman. 6ª ed. São Paulo: Editora 34, 2009.

FRANK, Joseph. Dostoevsky: The Stir of Libertation, 1860-1865. Nova Jersey: Princeton University Press, 1986.

LEATHERBARROW, W. J. The Cambridge Companion to Dostoevskii. Cambridge University Press, 2002.

COSTA, Mariana Lins. O herói niilista e o impossível além do homem: uma investigação filosófica do romance Os demônios de Fiódor Dostoiévski. São Paulo: Editora Clandestina, 2019.

PATTISON, George; THOMPSON, D. O. Dostoevsky and the Christian Tradition. Cambridge University Press, 2001.

PAREYSON, Luigi. Dostoiévski: Filosofia, Romance e Experiência Religiosa. Tradução de Maria Helena Nery Garcez e Sylvia Mendes Carneiro. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.

_______________. Ontologia da liberdade: o mal e o sofrimento. Tradução de Vinícius Honesko. São Paulo: Edições Loyola: Mosteiro de São Bento de São Paulo, 2017.

ROCHA, Frei Mateus. O Tormento de Deus. Petrópolis: Editora Vozes Limitada, 1970.

Downloads

Publicado

26-06-2023

Edição

Seção

Ensaios

Como Citar

O PROBLEMA DO MAL NAS MEMÓRIAS DO SUBSOLO: um olhar sobre a relação entre a maldade, o indivíduo e Deus. (2023). PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 11(24), 300-311. https://doi.org/10.26512/pl.v11i24.46221