DEUS, NÃO SEM NÓS
elementos da teologia especulativa de Hans Jonas
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v11i22.42000Palavras-chave:
Auschwitz. Deus oculto. Impotência.Resumo
Como o título deixa transparecer, nossa proposta neste pequeno ensaio é discutir porque precisamos reconfigurar a ideia tradicional que temos sobre Deus. Para isso, revisitaremos alguns textos de Hans Jonas com a esperança de que eles lancem luzes para o caminho que queremos percorrer na presente reflexão. A questão sobre Deus permeia toda obra de Jonas e uma análise integral e detida sobre ela, evidentemente, não cabe neste artigo. Por isso mesmo, selecionamos os seguintes textos do filósofo para iluminar nossa abordagem, são eles: Imortalidade e existência atual, O conceito de Deus após Auschwitz e Matéria, espírito e criação. Em todos esses textos, Jonas se vê às voltas com a imagem de um Deus ameaçado e impotente. Neste caso, buscaremos destacar os pressupostos dessa tese de Jonas, para entender por que depois de Auschwitz, nós é que precisaremos ajudar a Deus e não o contrário. Essa condição de vulnerabilidade na qual Deus se encontra, deve-se ao espírito moderno marcado pela racionalidade instrumental e pela nossa tecnologia, cujo modo de operar, coloca em risco o mundo vivo e nisso, se inclui também o ser humano e até mesmo o destino da divindade é posto em perigo. Se, a imagem de Deus corre perigo, logo, precisamos ajudá-lo, daí o título do nosso ensaio ser: Deus, não sem nós.
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