A CRÍTICA BENJAMINIANA NOS ENSAIOS SOBRE GOETHE
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v10i20.38752Palavras-chave:
Benjaminiano. Crítica. Materialismo Histórico.Resumo
O presente artigo tem como objetivo acompanhar o leitor de forma exegética, a fim de evidenciar os conceitos benjaminianos propostos nos dois ensaios apresentados no livro Ensaios reunidos: escritos sobre Goethe. Partiremos de uma análise do romance de Goethe As afinidades eletivas, apresentando os pontos trazidos por Benjamin em seu ensaio e buscando compreender os conceitos de teor de verdade, teor material e sem-expressão. A segunda parte do artigo propõe-se a analisar o segundo ensaio de Benjamin, em que o filósofo realiza uma biografia intelectual do escritor alemão. Com isso, tentaremos mostrar os pontos cruciais em que Benjamin mostra a evolução intelectual de um dos escritores mais importantes da história da literatura universal, apontando também os conflitos sociais nos quais ele se encontrava, para assim evidenciar a crítica feita por meio do materialismo histórico e sua importância para a fundação de um novo fazer crítico.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Ensaios Reunidos: escritos sobre Goethe. Edº2. Trad: Mônica Krausz Bornebush, Irene Aron e Sidney Camargo, supervisão e notas: Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo; Editora 34; 2018;
BENJAMIN, Walter. Estética e sociologia da arte. Trad. João Barrento. Belo Horizonte. Autêntica Editora. 2017.
GAGNEBIN, J. M. (1980). A propósito do conceito de crítica em Walter Benjamin. Discurso, (13), 219-230.Site: revistas.usp https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.1980.37898. Data de acesso: 29/06/2021
GOETHE, Johann Wolfgang von. As Afinidades Eletivas. Edº1. Trad: Tercio Redondo. São Paulo. Penguin Classics Companhia das Letras. 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 PÓLEMOS – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.