UM APELO PARA AS DESCULPAS

um breve debate sobre erro moral, censura e desculpas após John L. Austin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v10i21.38596

Palavras-chave:

John L. Austin. Desculpas. Erro Moral. Censura. Responsabilidade Moral.

Resumo

Meu objetivo no ensaio é apresentar três abordagens a respeito da relação de erro moral, censura e desculpas. O ponto de partida é analisar as contribuições de John L. Austin sobre o tema e esclarecer outras duas abordagens sobre as desculpas que estão em diálogo com a proposta de Austin. Para atingir meu objetivo o trabalho terá a seguinte estrutura: começo expondo os argumentos de John Austin a respeito de erro, censura e desculpas, presentes no seu artigo “A Plea for Excuses” (1957). De modo geral, ele mostra que uma desculpa torna injusto censurar o agente pelo seu erro moral, mas seu erro moral se mantém. Após, irei analisar os argumentos de Eduardo Rivera-López sobre as desculpas, que apresenta uma abordagem diferente da de Austin. Ele defende a tese de que se o agente tem uma desculpa, ele não cometeu erro moral nenhum e nenhuma censura é permitida. Já no último autor, apresento R. Jay Wallace que também se posiciona de forma contraria a Austin. Ele defende uma tese com implicações similares a Rivera-López: se o agente tem uma desculpa por ter violado uma exigência moral x, então ele não violou nenhuma exigência moral e nenhuma censura é permitida. Ao fim do artigo, o leitor estará em posição de avaliar o quão frutífero e atual são as pretensões de Austin para um estudo das desculpas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Victor Rosauro, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Mestre em filosofia formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atuo em pesquisas relacionadas a responsabilidade moral com foco no fenômeno da sorte moral. Atualmente busco conectar e aprofundar o esclarecimento da sorte moral a partir de suas relações com a sorte epistêmica, censura e punição.

Referências

AUSTIN, John L. A Plea for Excuses. Proceedings of the Aristotelian Society, v. 57, pp. 1-30, pp. 1-30, 1957.

FORGUSON, L. W. Austin’s Philosophy of Action. In: FANN, K. T. (Org.) Symposium on J. L. Austin. Londres: Routledge & Kegan Paul, 1969. pp. 127-147.

LONGWORTH, Guy. John Langshaw Austin. Stanford Encyclopedia of Philosophy. Disponível em: <https://plato.stanford.edu/entries/austin-jl/>. Acesso em: 14 ago. 2020.

MARCONDES, Danilo. Filosofia Analítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2004.

RIVERA-LÓPEZ, Eduardo. Can There be Full Excuses for Morally Wrong Actions. Philosophy and Phenomenological Research, v. 53, n. 1, pp. 124-142, 2006.

SBISÀ, Marina. Austin on Language and Action. In. GARVEY, Brian (Org.) J. L. Austin on Language. Basingstoke: Palgrave Macmillian, 2014.

WALLACE, R. Jay. Responsibility and the Moral Sentiments. Cambridge: Harvard University Press, 1996.

ZIMMERMAN, Michael J. Another Plea for Excuses. American Philosophical Quarterly, v. 41, n. 3, pp. 259-266, 2004.

Downloads

Publicado

12-01-2022

Edição

Seção

Ensaios

Como Citar

UM APELO PARA AS DESCULPAS: um breve debate sobre erro moral, censura e desculpas após John L. Austin. (2022). PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 10(21), 414-428. https://doi.org/10.26512/pl.v10i21.38596