A LOUCURA NO PERCURSO DA DÚVIDA CARTESIANA E A OBJEÇÃO FOUCAULTIANA
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v9i18.30100Palavras-chave:
Descartes. Foucault. Loucura.Resumo
No presente trabalho trataremos da questão referente à menção aos loucos feita por Descartes na Primeira Meditação, a partir da reconstrução da dúvida natural até o ponto onde o argumento dos sonhos é exibido. Tal reconstrução servirá de apoio ao nosso intuito principal que é rever a noção de exclusão que Foucault, no livro História da Loucura, atribui à relação entre o argumento da loucura e o do sonho, e sua objeção a não utilização da loucura, por Descartes, como uma das razões para duvidar. Propomos a hipótese de que Descartes não dá seguimento à experiência da loucura, e passa dessa à do sonho em função da maior abrangência que a possibilidade constante de se estar sonhando concede no momento da dúvida dos sentidos. Por fim, delinearemos nossa conclusão de que a relação entre o argumento da loucura e o do sonho não é de exclusão, mas de continuidade.
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