A EDUCAÇÃO NOS “CADERNOS PRETOS” DE HEIDEGGER

Autores

  • Sérgio Wrublevski Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v3i6.11650

Palavras-chave:

Educação. Formação. Heidegger. Cadernos Pretos.

Resumo

Este artigo investiga nos “Cadernos Pretos” o que Heidegger entende com o tema educação, formação e cultura no contexto moderno-contemporâneo. Inserido na tradição filosófica ocidental, Heidegger entende que a questão educação e formação, sob domínio do pensamento metafísico, sofreu uma formalização e foi reduzida a uma instrumentalização. Somente através do esgotamento das possibilidades do modelo metafísico e da abertura para um novo princípio, no qual se prepara o acesso para com os acenos da verdade na história e na liberdade, a educação e a formação do homem poderão ter êxito num modo verdadeiro, inaugural e libertador.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Fernandes, Marcos A. Heidegger e educação,Uma meditação histórico-ontológica, em: Filosofia e Educação, vol. 5 Nr. 3 (2014), pg. 55-86.

Kahlmeyer-Mertens, Roberto S. Heidegger & a Educação, Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2008.

Heidegger, Martin. Gesamtausgabe IV Abteilung. Hinweise und Aufzeichnungen Band 94 Ueberlegungen II-VI (Schwarze Hefte 1931-1938), Vitt. Klostermann, Frankfurt 2014.

Heidegger, Martin. Gesamtausgabe IV. Abteilung: Hinweise und Aufzeichnunbgen, Band 95 Uberlegungen VII-XI (Schwarze Hefte 1938/39), Vitt. Klostermann, Frankfurt 2014.

Heidegger, Martin. GesamtausgabeIV Abteilung: Hinweise und Aufzeichnungen Band 96 Ueberlegungen XIII-XV (Schwarze Hefte 1939-1941.Vitt. Klostermann, Frankfurt, 2014.

Historisches Wörterbuch der Philosophie, hrsg. J. Ritter, Band 2, Darmstadt Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1972.

Downloads

Publicado

14-04-2015

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

A EDUCAÇÃO NOS “CADERNOS PRETOS” DE HEIDEGGER. (2015). PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 3(6), 58-71. https://doi.org/10.26512/pl.v3i6.11650