O PENSAMENTO NOS “CADERNOS PRETOS” DE HEIDEGGER

reflexões a respeito de uma leitura

Autores

  • Marco Aurélio Fernandes Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v3i6.11649

Palavras-chave:

Leitura. Pensamento. Fenômeno. Ser. Tempo.

Resumo

O presente artigo pretende expor indicações para uma leitura fenomenológico-ontológica dos “Cadernos Pretos” de Heidegger. Trata-se de uma leitura que busca seguir o fenômeno do pensamento em sua vinculação com o ser; uma leitura que tem o intento de interpretar a obra criadora do pensamento, deixando emergir a sua força libertadora. Tal leitura precisa ir ao cerne dos “Cadernos Negros”: tomar as suas anotações como aquilo que elas pretendem ser: tentativas de um nomear simples, indicações dos acenos do ser, reflexões que apontam para a distante disposição do ser enquanto tempo, enquanto acontecimento fundamental, evento apropriador. Uma leitura assim realizada procura transcender, pois, aquela condição da “precisão da falta de precisão”, em que os “Cadernos Pretos” foram escritos e em que hoje maiormente são recebidos.

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Biografia do Autor

  • Marco Aurélio Fernandes, Universidade de Brasília

    Possui graduação em Filosofia pela Universidade São Francisco (1991), mestrado em Filosofia - Pontifício Ateneu Antonianum (2000) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum (2003). É professor adjunto da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Fenomenologia, Filosofia Medieval, Filosofia da Religião e Filosofia da Educação. É autor do livro "À Clareira do Ser: Da Fenomenologia da Intencionalidade à Abertura da Existência" (Daimon Editora, Teresópolis-RJ, 2011), e dos capítulos "Do cuidado da fenomenologia à fenomenologia do cuidado", no livro, organizado por Adão José Peixoto e Adriano Furtado Holanda, "Fenomenologia do cuidado e do cuidar: perspectivas multidisciplinares" (Curitiba: Juruá, 2011); "Skholé: o sentido fundante da escola", no livro organizado por Ildeu Moreira Coêlho, "Escritos sobre o sentido da escola" (Campinas-SP: Mercado das Letras, 2012).

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Publicado

14-04-2015

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

O PENSAMENTO NOS “CADERNOS PRETOS” DE HEIDEGGER : reflexões a respeito de uma leitura. (2015). PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 3(6), 31-57. https://doi.org/10.26512/pl.v3i6.11649