O PROBLEMA DE INTERPRETAÇÃO DA KÁTHARSIS NA POÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v3i5.11639Palavras-chave:
Kátharsis. Aristóteles. Poética. Tragédia.Resumo
Ao tentarmos compreender a definição aristotélica de tragédia no capítulo 6 da Poética, nos deparamos com o problema de interpretação da katharsis. Segundo tal definição, ao suscitar o temor e a piedade em seu público, a tragédia "proporcionaria uma katharsis" em relação a essas emoções. A partir de uma utilização do termo que surge na Política 7, VIII, Jonathan Lear aponta três importantes possibilidades de interpretação que devem ser consideradas: a katharsis enquanto uma purgação advinda do êxtase religioso e da cura medicinal, a katharsis como purificação a partir da transformação do sofrimento em prazer durante a performance trágica e a katharsis enquanto educação das emoções. Pretendo apresentar uma qualificação da noção de katharsis como “educação das emoções” que mostre que, além de proporcionar uma educação moral, a katharsis também instancia a educação estética do homem através do “prazer específico da tragédia”.
Downloads
Referências
ARISTOTLE. The complete works of Aristotle (v. II). Princeton: Princeton University Press, 1984.
BERGERET, Lucy. L’expressivité morale du texte littéraire, [online]. 2013. Disponível em: http://www.implications-philosophiques.org/actualite/une/lexpressivite-morale-du-texte-litteraire-22/, acesso em 10/08/2013.
ELSE, Gerald. Introduction, translation and notes. In: ARISTOTLE. Poetics. Michigan: University of Michigan, 1970.
HALLIWELL, Stephen. Aristotle’s Poetics. Chicago: The University of Chicago Press, 1998.
LEAR, Jonathan. “Katharsis”. In: RORTY, A. (ed.). Essays on Aristotle’s Poetics. Princeton: Princeton University Press, 1992.
NUSSBAUM, Martha. A Fragilidade da Bondade. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
NUSSBAUM, Martha. Love's Knowledge: Essays on Philosophy and Literature. Oxford: Oxford University Press, 1992.
ZINGANO, Marco. “Katharsis poética em Aristóteles”. Síntese -Revista de Filosofia, Vol. 24, n. 76, 1997.
ZINGANO, Marco. Soberbia de la razón y uso práctico: notas sobre el destino del mito en el pensamiento clásico ateniense. In: Areté: Revista de Filosofia, Vol. 21, n. 2, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Pólemos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.