O PAPEL DA VONTADE NA CONSTITUIÇÃO DO ERRO NA QUARTA MEDITAÇÃO DE DESCARTES
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v2i4.11569Palavras-chave:
Descartes. Erro. Vontade. Juízo.Resumo
O filósofo René Descartes (1596-1650) em seus escritos sobre as Meditações sobre a Filosofia Primeira, especificamente na Quarta Meditação, aborda a problemática do erro diante dos juízos emitidos pelo homem. Esse tema foi de grande importância para autor, pois com esses escritos ele almejava alcançar bases sólidas para o edifício do conhecimento científico. No afã de descobrir as causas do erro a fim de evitá-las, Descartes sugere uma estreita relação entre o erro e a vontade, situando o mau uso do livre-arbítrio como fonte dos falsos juízos. Este artigo pretende apresentar a relação entre a vontade e o erro, definindo a compreensão cartesiana dos mesmos, bem como mostrar o papel de Deus nessa relação e qual é um possível caminho para se evitar o juízo errôneo.
Downloads
Referências
DESCARTES, René. Les Principes de la Philosophie. Paris: Librairie Philosophique T. Vrin, 1970.
DESCARTES, René. Meditações sobre a Filosofia Primeira. Tradução de Gustavo de Fraga. Coimbra: 1988.
ARIEW, Roger. Descartes e o escolasticismo: o pano de fundo intelectual do pensamento de Descartes. In: COTTINGHAM, John. [Org.] Descartes. Aparecida: Ideias & Letras, 2009. p.78-114. (Coleção Companions & Companions).
COTTINGHAM, John. A Filosofia de Descartes. Lisboa: Edições 70, 1989. p.13-38.
FORLIN, Enéias. O papel da dúvida metódica no processo de constituição do cogito.São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2004. p.17-58.
LOYOLA, Inácio de. Exercícios Espirituais. 3.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
MENEZES, Ethel. Infinitude e Vontade nos Homens e em Deus segundo Descartes. In: Analytica (Revista de Filosofia), vol.15, n.1, 2011, p.125-144.
TEIXEIRA, Lívio. Ensaio sobre a Moral de Descartes. 2.ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1990. p.23-79.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Pólemos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.