NOÇÃO DE PROGRESSO NA CIÊNCIA EM KARL POPPER
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v2i4.11564Palavras-chave:
Popper. Verificabilidade. Falseabilidade. Progresso. Precedentes.Resumo
O presente texto visa discutir a noção de progresso na ciência em Karl Popper. Após uma breve exposição geral da orientação teórica dos positivistas lógicos, busca-se mostrar de que maneira Karl Popper participa desse debate, ao criticar uma das noções fundamentais da filosofia de Rudolf Carnap e do próprio Círculo de Viena, o princípio da verificabilidade como o critério de demarcação da ciência. Essa discussão converge para o debate acerca do tema central do artigo, a noção de progresso em Popper e, após a exposição sobre esse assunto, procura-se demonstrar que as ideias de Popper relativas ao progresso continuam bastante atuais e encontram respaldo nas mais diversas áreas do conhecimento, contribuindo para fundamentar entendimentos acerca de questões pontuais, como, no exemplo apresentado, para o problema dos precedentes no Direito.
Downloads
Referências
BASTOS, Cleverson Leite; CANDIOTTO, Kleber B. B. Filosofia da ciência. Petrópolis: Vozes, 2008.
BUNGE, Mario. Dicionário de filosofia. Tradução de Gita K. Guinsburg. 1ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2006 (Coleção Big Bang).
GOMES, Nelson. Os Progressos da Filosofia no Século XX, in Samuel Simon (org.) Um Século de Conhecimento: Arte, Filosofia, Ciência e Tecnologia no século XX. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011, p.795-871.
POPPER, Karl Raimund. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1975.
POPPER, Karl Raimund. Lógica das Ciências Sociais. 3ª ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2004 (Biblioteca Tempo Universitário nº 50).
WYZYKOWSKI, Adriana. O overruling como aplicação concreta do método popperiano ao desenvolvimento de um sistema de precedentes. Revista do Curso de Direito da UNIFACS, nº 149, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Pólemos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.