Alguns apontamentos teóricos sobre a cidade industrial

Autores

  • Pedro Morais Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n13.2014.12050

Palavras-chave:

Arquitetura, Escala urbana, Urbanização, Industrialização, América

Resumo

A historiografia recente sobre a história da urbanização no Brasil vem formulando novos problemas, variáveis de análise e incluindo novos atores no debate, valendo-se das tecnologias da informática (SIG) para espacialização de processos sociais no tempo e mapeamento de questões em diversas escalas de observação. Estudos estão dando contornos e colorido a camadas outrora imprecisas. Neste ensaio, recortamos alguns resultados das pesquisas que estamos desenvolvendo nos projetos A cidade como negócio: mercado imobiliário em São Paulo (1809-1914)  e Índices de urbanização e urbanidade em perspectiva histórica: São Paulo, 1765-1914, ambos financiados pelo CNPq, e no livro São Paulo: um novo olhar sobre a história. A evolução do comércio de varejo e as transformações da vida  urbana (2012). Recuamos no tempo e cotejamos Censos e Décimas Urbanas com a documentação da Série Obras Particulares do Arquivo Histórico de São Paulo (AHSP), dos almanaques, anúncios de jornais, fotos e plantas antigas, com vistas a perceber mudanças nos índices de urbanização e de urbanidade em perspectiva histórica de longa duração. Ampliamos o escopo para espacializar o processo de transformação da cidade, com foco em aspectos materiais (programas edilícios, tipologias, áreas mais e menos verticalizadas), sociais (proprietários, inquilinos, usos e usuários) e imobiliários (áreas mais e menos valorizadas), diferenciando, por exemplo, as modalidades de comércio, identificando o lugar dos serviços e reconstituindo territorialidades perdidas no tempo e assim índices de urbanidade, numa metodologia até então inexplorada pela historiografia.

Biografia do Autor

  • Pedro Morais, Universidade Federal de Minas Gerais

    Arquiteto e Urbanista graduado pela Escola de Arquitetura de Universidade Federal de Minas Gerais (2001), possui escritório próprio desde 2000. Mestre em arquitetura e urbanismo pelo NPGAU / EA-UFMG (2014). Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pelo NPGAU / EA-UFMG com o tema “Habitação vertical emgrandes blocos na América Latina, século XX”. Membro do conselho editorial da revista de Arquitetura eUrbanismo MDC.

Downloads

Edição

Seção

Teoria, História e Crítica

Como Citar

Alguns apontamentos teóricos sobre a cidade industrial. (2014). Paranoá, 7(13), 83-92. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n13.2014.12050

Artigos Semelhantes

1-10 de 321

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.