Análise do método de simulação de desempenho térmico da norma NBR 15.575
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n12.2014.12205Palavras-chave:
Simulação computacional, Desempenho térmico, Edificações residenciaisResumo
As normas de desempenho de edificações avaliam e regulamentam o setor da construção civil, garantindo um padrão mínimo de qualidade e desempenho das edificações residenciais. O artigo tem como objetivo avaliar o método de simulação do desempenho térmico de edificações residenciais da NBR 15575. Observou-se que o método da norma apresenta limitações, avaliando o desempenho da edificação através de dias típicos de verão e inverno. Como proposta, foi desenvolvido e encaminhado um novo método de simulação durante a consulta pública da NBR 15575. A proposta do novo método busca avaliar o desempenho térmico da edificação através dos graus-hora de resfriamento e aquecimento. Os resultados da comparação entre estes dois métodos foram analisados, permitindo observar que o método de simulação da NBR 15575 atende ao desempenho térmico mínimo quando comparado com o sistema construtivo com paredes de concreto de 5 cm de espessura. Já com a aplicação do método proposto, observou-se que a edificação apresentou um desempenho térmico insatisfatório para o sistema construtivo analisado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).