Projeto de iluminação natural: ferramentas para cálculo e avaliação
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n3.2007.12110Palavras-chave:
Projetação arquitetônica, Projeto de iluminação, Simulação computacional da iluminaçãoResumo
As decisões tomadas pelo arquiteto nosestágios iniciais do projeto têm impactodecisivo no desempenho luminoso doedifício. Diversas são as ferramentas deapoio à concepção do projeto que podemser aplicadas para o cálculo e avaliaçãoda iluminação natural. Este artigo visadescrever a importância do uso dessasferramentas para o cálculo e avaliação deprojetos de iluminação natural. Para isso,foram descritas as vantagens e limitaçõesencontradas na aplicação das ferramentas,dando um enfoque maior ao uso da simulaçãocomputacional. Assim, para o estudo dosaspectos quantitativos, as ferramentasconvencionais (métodos matemáticos egráÞ cos) são as mais aplicadas. Os modelosem escala, utilizados por projetistas paraa avaliação dos projetos, nem sempre sãoaproveitados para a análise da iluminação,apesar de permitir também a visualizaçãodo ambiente iluminado. As ferramentascomputacionais permitem estudos tantoquantitativos como qualitativos e têmsido aplicadas para análise da qualidadeambiental de ediÞ cações, porém ainda sãopouco utilizadas na prática proÞ ssional.Palavras-chave: Projetação arquitetônica,Projeto de iluminação, Simulaçãocomputacional da iluminação.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).