A A importância dos idiomas como patrimônio imaterial - um estudo sobre a língua alemã no município de Agudo/RS
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v13i25.53466Palavras-chave:
Geoparque Quarta Colônia; Língua; Patrimônio Intangível; Educação.Resumo
O presente trabalho foca na região de Agudo, uma pequena cidade no centro do Rio Grande do Sul, a qual faz parte de um conjunto de nove municípios de imigração, a Quarta Colônia. O objetivo geral deste projeto é divulgar, resgatar e conservar a cultura e a língua alemã na cidade de Agudo - RS e na região. A pesquisa empreendida é de natureza qualitativa e possui um caráter interpretativo e subjetivo; para complementar as informações obtidas através da revisão narrativa, foi realizada uma pesquisa de campo com alunos de uma escola de ensino fundamental da região. Respondendo diretamente aos objetivos da pesquisa, pode-se inferir que se logrou êxito na celebração e preservação da língua e cultura alemãs em Agudo-RS, sendo possível ressaltar um rico leque de experiências que ressoam com a essência autêntica da herança alemã, criando um mosaico de engajamento cultural local.
Referências
CARDANO, Mario. Manual de pesquisa qualitativa. A contribuição da teoria da argumentação. Tradução: Elisabeth da Rosa Conill. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2017.
FRANCO, Francisco Carlos. Educação, Patrimônio e Cultura Local: concepções e perspectivas pedagógicas. Curitiba: CRV, 2019.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Revista pesquisa qualitativa, v. 5, n. 7, p. 1-12, 2017.
UFSM. Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO. Universidade Federal de Santa Maria: Projeto Estratégico Geoparque Quarta Colônia, Pró-Reitoria de Extensão, 2023. Disponível em: <https://www.ufsm.br/pro-reitorias/pre/geoparque-quarta-colonia> Acesso em 19 jan. 2023.
VARANDA, Sarai Schmidt; BENITES, Larissa Cerignoni; SOUZA NETO, Samuel de. O processo de validação de instrumentos em uma pesquisa qualitativa em Educação Física. Motrivivência, v. 31, n. 57, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Museologia & Interdisciplinaridade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.