Revisitando a exposição curricular “Museu Nacional: o museu que vive em nós”: reflexões e considerações acerca da comunicação no âmbito expográfico e cibercultural

Reflections and considerations about communication in the expographic and cybercultural scope

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.44836

Palavras-chave:

exposição curricular, Museu Nacional, comunicação, exposição, cibercultura

Resumo

O artigo visa analisar o desenvolvimento da exposição curricular “Museu Nacional: o museu que vive em nós”, realizada pela turma de Museologia e Comunicação IV de 2019.1 da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), sob a ótica de sua expografia e de suas atividades nas redes sociais online. Após três anos da realização da mostra, revisitamos a exposição buscando refletir criticamente sua expografia e, diante da cibercultura, os usos das tecnologias digitais em rede.

Biografia do Autor

  • Helena Cunha de Uzeda, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

    Museóloga pela Escola de Museologia da UNIRIO (1996); Mestre em História e Crítica da Arte, PPGAV/EBA-UFRJ (2000); Doutora em Artes Visuais, PPGAV /EBA-UFRJ (2006); professora da Escola de Museo-logia UNIRIO; docente permanente e coordenadora do curso de Pós-Graduação em Museologia e Pa-trimônio (UNIRIO-MAST), coordenadora do Laboratório do Desenvolvimento de Exposições (LADEX) da Escola de Museologia da UNIRIO e do Projeto de Pesquisa “Design de Exposições”, que conta com financiamento da FAPERJ.

  • Johanna Torres Kaltenecker, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

    Museóloga pela Escola de Museologia da UNIRIO (2019), mestranda no Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio UNIRIO/MAST e bolsista CAPES.

  • Luiza Sant'Anna Santos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

    Museóloga pela Escola de Museologia da UNIRIO (2019), mestranda no Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio UNIRIO/MAST.

Referências

BORDINHÃO, Katia; VALENTE, Lúcia; SIMÃO, Maristela. Caminhos da Memória: para fazer uma exposição. Brasília, DF: Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM: 2017. Disponível em: https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2017/06/Caminhos-da-Mem%C3%B3ria-Para-fazer-uma-exposi%C3%A7%C3%A3o1.pdf. Acesso em: ago. de 2022.

CHELINI, Maria Júlia Estefânia. Novas tecnologias para… Novas (?) expografias. In: Museologia & Interdisciplinaridade. Vol. I, nº2. jul/dez 2012.

COHEN, Miriam Aby. O Desenho da Cena como experiência: intersecções na prática artística contemporânea entre Cenografia – Instalação – Expografia. Tese (Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes, Área de Concentração: Artes Cênicas, Linha de Pesquisa: Teoria e Prática do Teatro) - Escola de Comunicações e Artes/ Universidade de São Paulo. 2015.

DESVALLÉES, Andrés; MAIRESSE, François. Conceitos-Chave de Museologia. São Paulo: Comitê Brasileiro do ICOM/Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2013.

FERREIRA, Gustavo Lopes. A interatividade nos museus de ciência: o processo de criação de um artefato museal. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia/Programa de Pós-graduação em Educação. Uberlância/MG. 2014.

LEMOS, André. Os sentidos da tecnologia: cibercultura e ciberdemocracia. In: LEMOS, André; LÉVY, Pierre (Org). O futuro da internet: em direção a uma democracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.

LESHCHENKO, Anna. Digital Dimensions of the Museum: defining Cybermuseology’s Subject of Study. In: MAIRESSE, François; DAVIS, Ann. (Org.). ICOFOM Study Series 43. Paris: ICOFOM (ICOM/UNESCO), 2015, v. 1, p. 237-241.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3a Ed– São Paulo: Editora 34, 2010.

MAGALDI, Monique Batista. Navegando no Museu Virtual: um olhar sobre formas criativas de manifestação do fenômeno Museu. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Museu de Astronomia e Ciências Afins/Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio, Rio de Janeiro, 2010.

MAGALDI, Monique Baptista; BRULON, Bruno; SANCHES, Marcela. Cibermuseologia: as diferentes definições de museus eletrônicos e a sua relação com o virtual. In: MAGALDI, Monique B.; BRITO, Clóvis Carvalho (Org.). Museus & Museologia: desafios de um campo interdisciplinar. Brasília: FCI- UnB, 2018. p. 135-155.

MARTI, Frieda. A educação museal online: uma ciberpesquisa-formação na/com a seção de assistência ao ensino (SAE) do Museu Nacional-UFRJ. Tese (Doutorado em Educação) Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2021.

MILLER, Daniel; COSTA, Elisabetta; HAYNES, Nell; MCDONALD, Tom; NICOLESCU; Razvan; SINANAN, Jolynna; SPYER, Juliano; VENKATRAMAN, Shriram; WANG, Xinyuan. Como as mídias sociais mudaram o mundo. University College London, UCL Press, 2019.

MORAES, Julia. Museus e Público(s): a centralidade da relação público(s)–museu

nos debates contemporâneos da Museologia. Anais do XX Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-graduação em Ciência da Informação, SC: ANCIB e UFSC, 2019, v. GT-9.

MORAES, Julia. Horizontes e Itinerários da participação dos públicos nos Museus. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 168–190, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/39053. Acesso em: jun. de 2022.

MORAES, Julia. Exposição curricular em tempos de pandemia e ensino remoto: a comunicação museológica frente aos desafios e potencialidades da cultura digital no ensino em Museologia. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, [S. l.], v. 10, n. Especial, p. 295–316, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/36356. Acesso em: jun. 2022.

MUSEOLOGIA DO AFETO - MINOM, 2013. Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=6PZI0TM0KtM > Acesso em 18 de março de 2019.

NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Tradução: Yara Aun Khoury. In: Projeto História. São Paulo. V.10. 1993.

OLIVEIRA, Emerson Dionísio Gomes. O museu no Instagram: arte, exposição e a visibilidade de práticas museológicas. Revista Museologia e Interdisciplinaridade. V. 9. N. Especial, 2020.

QUEROL, Lorena Sancho. PARTeCIPAR: ensaio formal sobre o conceito, as práticas e os desafios de participação cultural em museus. Etnicex: revista de estudos etnográficos, n. 8, p. 83-100, 2016.

ROQUE, Maria Isabel. Museus na web: Outra forma de ver nestes dias tão estranhos. In: A.Muse.Arte, 2020. Disponível em: https://amusearte.hypotheses.org/6215 Acesso em: jun. de 2022.

ROSSINI, Elcio. Cenografia no teatro e nos espaços expositivos: uma abordagem além da representação. In: TransInformação. Campinas. p. 157-164. set./dez., 2012.

SANTAELLA, Lucia. Humanos hiper-híbridos: linguagens e cultura na segunda era da internet, São Paulo: Paulus, 2021.

SANTOS, Edmea; MARTI, Frieda; SANTOS, Rosemary dos. O museu como espaço multirreferencial de aprendizagem: rastros de aprendizagens ubíquas na cibercultura. Revista Observatório, v.5, n.1, Palmas, 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Relatório final da exposição curricular “Museu Nacional: o Museu que Vive em Nós”. Rio de Janeiro, 2019.

UZEDA, Helena Cunha de. As novas tecnologias nas exposições museológicas: objetos reais e a concorrência digital. In: XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVII ENANCIB). GT 09 - Museu, Patrimônio e Informação. 2016. Disponível em: http://www.ufpb.br/evento/index.php/enancib2016/enancib2016/paper/viewFile/4008/2259. Acesso em: ago. de 2022.

UZEDA, Helena Cunha de. O espaço nas exposições museológicas: atualizando percepções significações. In: Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação de Museologia e Patrimônio PPG-PMUS. Vol. 11, nº1. 2018. Disponível em: http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/685/629. Acesso em: ago. de 2022.

Downloads

Publicado

2023-06-22

Edição

Seção

Dossiê Exposições Curriculares nos Cursos de Museologia do Brasil

Como Citar

Revisitando a exposição curricular “Museu Nacional: o museu que vive em nós”: reflexões e considerações acerca da comunicação no âmbito expográfico e cibercultural : Reflections and considerations about communication in the expographic and cybercultural scope. (2023). Museologia & Interdisciplinaridade, 12(23), 188-206. https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.44836

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)