Musealização da Performatividade em coleções públicas e privadas

Autores

  • Emerson Dionisio Gomes de Oliveira
  • Anna Paula da Silva
  • Fernanda Werneck Côrtes
  • Juliana Pereira Sales Caetano

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v9i18.34964

Resumo

Este texto apresenta o dossiê Musealização da Performatividade em Coleções Públicas e Privadas, cujas contribuições são de pesquisadoras e pesquisadores das áreas de Museologia, Artes Visuais, Artes Cênicas, Ciência da Informação, Comunicação, Dança, História da Arte, Antropologia, Sociologia. O objetivo do dossiê é apresentar reflexões sobre a musealização e a performatividade nas perspectivas de diferentes áreas, estabelecendo relações entre obras, narrativas, coleções públicas e privadas, cultura material, patrimônio imaterial. Para tanto, o texto está dividido em três tópicos, o documento performa, o patrimônio performa e o museu performa, contendo abordagens sobre as intersecções entre obra, documento, registro, projeto, vestígio, as formas de aquisição, a produção documental, as narrativas curatoriais, as trajetórias artísticas e institucionais e a memória coletiva, pensando a musealização como ato performativo, um processo cíclico e em constante movimento.

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Publicado

2020-11-03 — Atualizado em 2020-11-20

Versões

Edição

Seção

Dossiê Musealização da Performatividade em Coleções Públicas e Privadas

Como Citar

Musealização da Performatividade em coleções públicas e privadas. (2020). Museologia & Interdisciplinaridade, 9(18), 13-20. https://doi.org/10.26512/museologia.v9i18.34964 (Original work published 2020)