Museus e os modos de educar para a liberdade

asas ou gaiolas?

Autores

  • Maria Amélia Gomes de Souza Reis Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ”“ UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v10i20.33993

Palavras-chave:

museus - educação libertadora - metodologia da práxis- museologia

Resumo

Este artigo traz por aforismo duas questões: Museus são asas? Museus são gaiolas? Reflexões analítico-críticas sobre as relações educação em museus e os desafios contemporâneos com vistas a uma sociedade libertadora nos conduziram a questionamentos: quais saberes metodológicos são mobilizados para ações educativas nos museus? Tomando por referencia princípios teóricos e metodológicos que fundamentam a metodologia da práxis e o antagonismo de classes, identificável na dominação e subordinação que estrutura nossas sociedades, buscamos a partir das práticas educativas e da formação profissional  preencher as brechas presentes na Museologia que busca estatuto  cientifico em meio às Ciências Sociais tida como revolucionária.

Biografia do Autor

  • Maria Amélia Gomes de Souza Reis, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ”“ UNIRIO

    Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ”“ UNIRIO/BR. Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio no âmbito da disciplina Museu, Museologia, Patrimônio, Educacão e Interpretacão. Projeto em desenvolvimento: Educação como Patrimônio Cultural e Pessoal: etnoconhecimento para um etnoreconhecimento. (b) Investigadora colaboradora do Centro Interdisciplinar do Século XX ”“ CEIS 20. Grupo de História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia ”“ GHSCT. Universidade de Coimbra ”“ UC/Pt

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Publicado

2021-11-04

Edição

Seção

Dossiê Inclusão em Museus e Diversidade: conceitos, políticas e práticas

Como Citar

Museus e os modos de educar para a liberdade: asas ou gaiolas?. (2021). Museologia & Interdisciplinaridade, 10(20), 144-157. https://doi.org/10.26512/museologia.v10i20.33993