Decifrando Conceitos em Museologia: Entrevista com Mário Caneva Moutinho

Autores/as

  • Ana Carvalho Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v4i8.16922

Palabras clave:

Museologia, Sociomuseologia, ensino Museologia, Nova Museologia, Mário Caneva Moutinho

Resumen

Mário Caneva Moutinho fez a sua formação em Paris, primeiro em Arquitectura e depois com um doutoramento em Antropologia Cultural (1983). Ao voltar a Portugal na década de 80 deu-se a descoberta pelo património local, pela procura de soluções na defesa e resgate desse património que o vai levar até ao mundo dos museus. A reflexão sobre os museus e o seu papel na sociedade levou-o a tomar partido de abordagens menos convencionais, conhecidas então como Nova Museologia. É no mundo académico que tem feito carreira, sendo um dos precursores da introdução da Museologia como curso universitário de pós-graduação em Portugal. É desde 2007 reitor da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa), cargo que ocupa com perseverança em tempo de crise(s). Foi no seu local de trabalho habitual que encontrámos Mário Caneva Moutinho para esta entrevista.

Biografía del autor/a

  • Ana Carvalho, Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora

    Investigadora do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora, arcarvalho@uevora.pt. Este trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT ”“ Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projecto UID/HIS/00057/2013.

Publicado

2015-12-09

Número

Sección

Entrevista

Cómo citar

Decifrando Conceitos em Museologia: Entrevista com Mário Caneva Moutinho. (2015). Museologia & Interdisciplinaridade, 4(8), 252-269. https://doi.org/10.26512/museologia.v4i8.16922