Educação e autoritarismo: por uma gestão democrática do espaço escolar

Autores

  • Ana Elizabeth Maia de Albuquerque

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v10i18.3189

Palavras-chave:

Educação;, Gestão;, Autoritarismo;, Indisciplina

Resumo

O artigo analisa alguns procedimentos de gestã o do trabalho escolar que se desenvolvem em sala de aula e na escola como um todo, objetivando lidar com uma grande quantidade de alunos/as. Esses procedimentos de organização da escola são criações históricas e culturais dc nosso tempo moderno. Ao dialogar com autoreque refletiram sobre os regimes totalitários, instituições totais, disciplina e os campos de concentração e extermínio, buscou-se retirar a invisibilidade de algumas áreas de nossa experiência próxima e cotidiana no intuito de desnaturalizá-la e, talvez, nos permitir pensar a indisciplina, a divergência, a desobediência e a gestão do espaço escolar de outras formas.   

Downloads

Publicado

31.07.2004

Como Citar

Educação e autoritarismo: por uma gestão democrática do espaço escolar. (2004). Linhas Crí­ticas, 10(18), 33-48. https://doi.org/10.26512/lc.v10i18.3189

Artigos Semelhantes

1-10 de 852

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.