Realismo Crítico e Análise Crítica do Discurso: reflexões para o (a) educador (a) de línguas em processo emancipatório e de transformação social

Autores

  • Solange Maria de Barros Ibarra Papa Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v10i1.9279

Palavras-chave:

‘Agentes causais’. ‘Poderes causais’. Emancipação. Transformação social.

Resumo

Neste estudo presento algumas reflexões interdisciplinars para as ciências sociais emancipatórias, focalizando basicamente o professor de línguas. O principal objetivo é compreender a relação causal entre os agentes envolvidos. Quem são os agentes causais? Que poderes os mesmos possuem? Esses influxos causais podem fornecer uma melhor compreensão sobre os contextos micro e macrossociais. Para a análise de dados foram utilizadas gravações de entrevistas baseadas na Análise Crítica do Discurso, com apoio da Gramática-Sistêmico Funcional.

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Biografia do Autor

  • Solange Maria de Barros Ibarra Papa, Universidade Federal de Mato Grosso

    Professora Assistente III do Departamento de Letras da Unemat (Campus Universitário de Cáceres). Professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem ”“ MeEl (UFMT).

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Publicado

2010-11-12

Edição

Seção

Artigos de pesquisa

Como Citar

Realismo Crítico e Análise Crítica do Discurso: reflexões para o (a) educador (a) de línguas em processo emancipatório e de transformação social. (2010). Cadernos De Linguagem E Sociedade, 10(1), 108-122. https://doi.org/10.26512/les.v10i1.9279