Curadoria crítico-afetiva na RAPLE Francês

um estudo duoetnográfico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v26i1.58183

Palavras-chave:

curadoria de materiais, formação de professores, língua francesa, duoetnografia, letramentos crítico-afetivos

Resumo

Este artigo investiga a curadoria de materiais didáticos e o envolvimento crítico-afetivo de formadoras e licenciandos de francês, participantes de projeto de extensão da UNESP, câmpus Araraquara-SP. Fundamentado na pedagogia freiriana ([1968], 2019), no pós-método (Kumaravadivelu, 1994; 2003; 2006) e nos letramentos crítico-afetivos (Kawachi; Rocha; Maciel, 2022), o estudo visa analisar como a curadoria de materiais, no âmbito daquela ação extensionista, transforma a formação de professores, integrando  criticidade e afetos em suas práticas e reflexões. Metodologicamente, adota a duoetnografia (Norris; Sawyer; Lund, 2012; Morgan; Rocha; Maciel, 2021) para justapor as vozes das autoras, com diálogos que problematizam o processo de seleção e criação de recursos educacionais para a educação linguística em francês, sob perspectiva suleada. Vislumbram-se, como resultados, que as escolhas e os saberes do Sul implicados nas experiências narradas são potentes para a produção de conhecimentos situados, que possibilitem a transformação do percurso formativo de docentes de língua francesa no interior paulista.

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Biografia do Autor

  • Marcella dos Santos Abreu, Unesp

    Professora do curso de graduação em Letras-Francês e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa, na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Araraquara-SP (FCLAr). Possui doutorado em Letras Estrangeiras e Tradução (USP) e pós-doutorado em Linguística Aplicada (UNICAMP). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase na curadoria digital de materiais e na formação de professores/as para a educação linguística em francês e em português como língua adicional

  • LAÍS Crepaldi Henriques, UNESP

    Doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Araraquara-SP, pesquisando formação de professores de francês. Mestra em Estudos da Tradução pela Universidade de São Paulo (FFLCH USP), com ênfase em livros laureados pelo prêmio Goncourt. Bacharela e Licenciada em Letras - Português e Francês, também pela UNESP Araraquara

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Publicado

2025-07-01

Como Citar

Curadoria crítico-afetiva na RAPLE Francês: um estudo duoetnográfico . (2025). Cadernos De Linguagem E Sociedade, 26(1), 59-77. https://doi.org/10.26512/les.v26i1.58183