Curadoria crítico-afetiva na RAPLE Francês
um estudo duoetnográfico
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v26i1.58183Palavras-chave:
curadoria de materiais, formação de professores, língua francesa, duoetnografia, letramentos crítico-afetivosResumo
Este artigo investiga a curadoria de materiais didáticos e o envolvimento crítico-afetivo de formadoras e licenciandos de francês, participantes de projeto de extensão da UNESP, câmpus Araraquara-SP. Fundamentado na pedagogia freiriana ([1968], 2019), no pós-método (Kumaravadivelu, 1994; 2003; 2006) e nos letramentos crítico-afetivos (Kawachi; Rocha; Maciel, 2022), o estudo visa analisar como a curadoria de materiais, no âmbito daquela ação extensionista, transforma a formação de professores, integrando criticidade e afetos em suas práticas e reflexões. Metodologicamente, adota a duoetnografia (Norris; Sawyer; Lund, 2012; Morgan; Rocha; Maciel, 2021) para justapor as vozes das autoras, com diálogos que problematizam o processo de seleção e criação de recursos educacionais para a educação linguística em francês, sob perspectiva suleada. Vislumbram-se, como resultados, que as escolhas e os saberes do Sul implicados nas experiências narradas são potentes para a produção de conhecimentos situados, que possibilitem a transformação do percurso formativo de docentes de língua francesa no interior paulista.
Downloads
Referências
AHMED, A. U.; MORGAN, B.; MACIEL, R. F. Feeling our Way: a trioethnography on critical affective literacy for applied linguistics. Calidoscópio, [S.L.], v. 19, n. 4, p. 538-552, 24 mar. 2022. UNISINOS - Universidade do Vale do Rio Dos Sinos. http://dx.doi.org/10.4013/cld.2021.194.08.
ARAÚJO, N. M. S. Curadoria digital: o importante papel do professor como curador de Recursos Educacionais Digitais. In: FINARDI, Kyria Rebeca et al (org.). Transitando e Transpondo n(a) Linguística Aplicada. Campinas: Pontes Editores, 2019. p. 211-239.
ARAÚJO, V. R. Saber quem se é: uma proposta pedagógica decolonial e sentipensante. Revista SURES, Foz do Iguaçu, n. 9, p. 71-84, fev. 2017. Disponível em: https://ojs.unila.edu.br/ojs/index.php/sures.
BEVILÁQUA, A. F.; VETROMILLE-CASTRO, R.; LEFFA, V. J. Eu não sou trapaceiro(a): a produção de rea para letramentos críticos e competência simbólica. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, [S.L.], v. 21, n. 3, p. 929-954, set. 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1984-6398202116278.
COSTA, A. R.; BEVILÁQUA, A. F.; FIALHO, V. R.; LEFFA, V. J. Práticas de curadoria digital de materiais de ensino na formação inicial de professores de línguas como atividade docente na cultura digital. Letras, [S.L.], p. 123-141, 9 jan. 2023. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/2176148571356.
DUBOC, A. P. Letramento Crítico nas brechas da sala de aula de línguas estrangeiras. In: TAKAKI, N. H.; MACIEL, R. F. (org.). Letramentos em terra de Paulo Freire. 2. ed. Campinas: Pontes, 2015. p. 209-229.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 84. ed. São Paulo: Paz & Terra, [1968] 2019.
FREITAS, A. L. S.; FORSTER, M. M. S. Paulo Freire na formação de educadores: contribuições para o desenvolvimento de práticas crítico-reflexivas. Educar em Revista, Curitiba, n. 61, p. 55-69, jul. 2016.
KALANTZIS, M.; COPE, B.; PINHEIRO, P. Letramentos. Campinas: Editora Unicamp, 2020.
KAWACHI, G. J.; ROCHA, C. H.; MACIEL, R. F. Letramento Crítico e Afeto na Educação Linguística Contemporânea. Signum: Estudos da Linguagem, [S.L.], v. 25, n. 2, p. 36-52, 30 ago. 2022. Universidade Estadual de Londrina. http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2022v25n2p36.
KUMARAVADIVELU, B. Understanding Language Teaching: From Method to Postmethod. Mahwah, NJ: Routledge, 2006.
KUMARAVADIVELU, B. Beyond Methods: Macrostrategies for Language Teaching. New Haven, CT: Yale University Press, 2003.
KUMARAVADIVELU, B. The Postmethod Condition: (E)merging Strategies for Second-Foreign Language Teaching. TESOLQuarterly, Alexandria, VA, v.28, n.1, p.27-48, 1994.
MORGAN, B., ROCHA, C. H., & MACIEL, R. F. Literacies in Times of Crisis: A Trioethnography on Affective and Transgressive Practices. Revista Brasileira De Linguística Aplicada, 21(2), p. 333–369, 2021.
NORRIS, J.; SAWYER, R. D.; LUND, D. Duoethnography Dialogic Methods for Social, Health, and Educational Research. New York: Routledge, 2012.
ROZENFELD, C.; VIANA, N. Reflexões teóricas sobre a aula de língua estrangeira: organizando materiais, analisando contextos, definindo percursos. Delta: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, [S. l.], v. 35, n. 4, 2019.
SANTOS, Antônio Bispo dos. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora/PISEAGRAMA, 2023.
SOMERVILLE, M. Postmodern emergence. International Journal Of Qualitative Studies In Education, [S.L.], v. 20, n. 2, p. 225-243, mar. 2007. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/09518390601159750.
TALLEI, J. I.; DINIZ-PEREIRA, J. E.; LIBERALI, F. C. Sentipensante. In: LANDULFO, Cristiane Maria C. L.; MATOS, Doris Cristina V. S. (org.). Suleando conceitos e linguagens: de-colonialidades e epistemologias outras. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022. p. 333-339.
WALSH, C. Gritos, grietas y siembras de vida: entrejeres de lo pedagógico y lo decolonial. In: WALSH, Catherine (ed.). Pedagogias decoloniales: práticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2017. t. 2.
WALSH, Catherine (ed.). Pedagogias decoloniales: práticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2013. t. 1
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcella dos Santos Abreu, LAÍS Crepaldi Henriques

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International license que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
