NOTAS SOBRE ANOTAÇÕES
O REGISTRO INFORMAL DA ATIVIDADE PSICOLÓGICA COMO PROCESSO DISCURSIVO
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v25i1.51079Palavras-chave:
anotações, psicologia, discurso, subjetividadeResumo
O ensaio apresenta ao leitor algumas considerações sobre a prática das anotações como um fenômeno discursivo característico do exercício profissional da psicologia. Propõe-se o entendimento da atividade do psicólogo como um jogo de ocupação de espaços na configuração subjetiva do outro com quem dialoga e argumenta-se que as anotações marcadas pela subjetividade do psicólogo podem representar questões interpretativas e mesmo éticas em relação à pessoa atendida.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Introd. e trad. Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
FIORIN, J. L. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2021.
FOUCAULT, M. Ditos e escritos: estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001. v. 3.
LACAN, J. O seminário: livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Texto estabelecido por Jacques-Alain Miller. 3. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Trad. do inglês de Pedrinho A. Guareschi. 11. ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2015.
ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 3. ed. Campinas (SP): Pontes, 2001.
ORLANDI, E. P. Discurso e texto: formulação e circulação de sentidos. 4. ed. Campinas (SP): Pontes, 2012.
PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. Eni P. Orlandi. 6. ed. Campinas (SP): Pontes, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Linguagem e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.