A RIGOROUS METHODOLOGY FOR AN ETHICAL AGENDA OF THE ACT:
THE DIALOGICAL STRUCTURALISM OF CRITICAL DISCOURSE ANALYSIS
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v25i1.49181Palavras-chave:
Reflexão teórico-metodológica, aportes espistemológicos, estudos discursivos críticosResumo
Neste artigo, estamos preocupados com a tensão de uma ontologia dialógica com uma episteme estruturalista no modelo de Análise Crítica do Discurso de Fairclough, a Teoria Social do Discurso (1992; 2003). Nossa abordagem considera que, por um lado, suas origens na Gramática Funcional Sistêmica (HALLIDAY, 2004) mantêm uma residualidade estruturalista "top-down", que permanece na análise textual e linguística. Porém, por outro lado, reconhecemos que o pressuposto do dialogismo bakhtiniano (BAKHTIN, 1993; 1986) funciona como uma eventicidade dialógica "bottom-up" que forma a base ética da perspectiva crítica. Esse tratamento metodológico da relação entre eventos, práticas e textos por meio de sua descrição e interpretação é o que permite a transição de uma agenda ética estática para uma agenda ética empoderadora. O real empoderamento, embutido na “finalidade crítica”, necessita da consideração da integralidade responsável e responsiva do ato (COSTA, 2013; 2012)
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. M. Towards a philosophy of the act. Austin: University of Texas Press, 1993.
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Martins Fontes: São Paulo, 2003.
BAKHTIN, M. M. Speech Genres and Other Late Essays. Austin: University of Texas Press, 1986.
BHASKAR, R. Scientific realism and human emancipation. London: Verso, 1986.
CHOULIARAKI, L; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: rethinking critical discourse analysis. Edinburgh, England: Edinburgh University Press, 1999.
COSTA, Alexandre; CASTRO, L. A. C. A noção de sujeito na abordagem discursiva de Norman Fairclough. Revista Signótica, v. 26, p. 437-455, 2014.
COSTA, Alexandre. O fantasma estruturalista e a análise de discurso crítica. Revista Discursos Contemporâneos em Estudo, v. 2, p. 7-22, 2013.
COSTA, Alexandre. Ensaio sobre a desrazão dialógica: apontamentos sobre uma ontologia da compreensão. Via Litterae, v. 4, p. 183-190, 2012.
ECO, U. A Estrutura Ausente. 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.
FAIRCLOUGH, N. Discourse and social change. New York, Longman, 1992.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. 2. ed. London, UK: British Library, 1985.
MAGALHÃES, I., MARTINS, A. R., RESENDE, V. de M. Análise de discurso crítica: um método de pesquisa qualitativa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos de Linguagem e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.