Do discurso à semiótica social

representação "camuflada" de atores sociais

Autores

  • Micheline Mattedi Tomazi UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • Camilla Reisler Cavalcanti Ufes

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v17i1.4427

Resumo

O objetivo deste artigo é demonstrar quais os principais modos pelos quais os atores sociais são representados em um anúncio publicitário, visando à construção de um discurso polarizado e de uma ideologia humanizadora, a fim de atingir seu público-alvo. O aporte teórico utilizado encontra respaldo na semiótica social proposta por Kress e van Leeuwen (2001, 2006), Kress (2010), van Leeuwen (2008) e Machin (2012). O objeto de análise é um vídeo produzido pela campanha Dermablend 2014, intitulada “Camo confessions”(Confissões de Camuflagem). Os resultados demonstram que o uso de recursos semióticos é crucial na construção e distribuição de conhecimento, relacionando intimamente aspectos discursivos, linguísticos e ideológicos. Um foco maior para essa relação torna-se necessário, já que esses recursos semióticos fazem parte de uma cadeia retroalimentadora de outros discursos publicitários atuais.

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Biografia do Autor

  • Micheline Mattedi Tomazi, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

    Professora adjunta do Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGEL/UFES), área de Texto e Discurso.Pesquisadora e Líder do Grupo de Estudos sobre Discurso Midiático (GEDIM/UFES) e  pesquisadora do Grupo de Estudos sobre a Articulação do Discurso (GEArtD/UFMG).

  • Camilla Reisler Cavalcanti, Ufes

    Mestranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

2016-06-07

Edição

Seção

Artigos de pesquisa

Como Citar

Do discurso à semiótica social: representação "camuflada" de atores sociais. (2016). Cadernos De Linguagem E Sociedade, 17(1), 32-52. https://doi.org/10.26512/les.v17i1.4427