SEGURANÇA PÚBLICA E DIREITOS HUMANOS

NOVAS PRÁTICAS DISCURSIVAS NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO POLICIAL MILITAR

Autores

  • Daniel Limeira dos Santos Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba
  • Anderson Alves de Souza Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v17i2.4008

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Sistema de Transitividade, Práticas Discursivas, Abordagem Policial

Resumo

Este trabalho analisa a estratégia de construção de uma nova representação do policial militar por meio de novas práticas discursivas, orientadas pelo respeito aos direitos humanos, trazidas para o âmbito da formação dos profissionais de segurança pública através da Matriz Curricular Nacional (MCN). Para isto, são investigados, sob a perspectiva da análise de Transitividade da Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday e Matthiessen (2004), trechos de duas cartilhas sobre abordagem policial. A análise revelou a predominância de processos materiais com os policiais representados na maioria das vezes no papel de Atores com o poder de agir sobre a pessoa abordada. A análise permite constatar a necessidade do discurso dos direitos humanos tanto no âmbito da formação quanto da atuação do policial militar, para que esse poder não se degenere em abuso de autoridade contra o cidadão.

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Biografia do Autor

  • Daniel Limeira dos Santos, Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba

    Mestrado em Gestão em Organizações Aprendentes (UFPB ”“ 2014); Licenciatura em Letras-Inglês (UFPB ”“ 2011). Comandante do Centro de Pós-graduação e Pesquisa da PMPB (Polícia Militar da Paraíba) (2011 a 2012); Comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PMPB desde 2015; docente nas disciplinas de Inglês, Ética, Cidadania e Direitos Humanos, nos cursos de Formação de Oficiais da PMPB no Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba.

  • Anderson Alves de Souza, Universidade Federal da Paraíba

    Professor adjunto na Universidade Federal da Paraíba - UFPB - Departamento de Letras Estrangeiras Modernas ”“ DLEM. Mestrado (2003) e Doutorado (2008) em Letras Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenador Pedagógico do Programa Inglês sem Fronteiras na UFPB desde 2013. Interesse em pesquisas nas áreas de leitura e escrita acadêmica em língua inglesa, análise do discurso e linguística sistêmico-funcional.

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Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

Artigos de pesquisa

Como Citar

SEGURANÇA PÚBLICA E DIREITOS HUMANOS: NOVAS PRÁTICAS DISCURSIVAS NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO POLICIAL MILITAR. (2016). Cadernos De Linguagem E Sociedade, 17(2), 79-98. https://doi.org/10.26512/les.v17i2.4008