TRANSEXUALIDADE NA ESCOLA: IMPACTOS E DEMANDAS DOS CORPOS MARCADOS PELA SUBVERSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v21i1.32396

Palavras-chave:

Ensino Médio, Heteronormatividade, Identidade Trans, Transfobia

Resumo

A escola é um espaço social em que a diversidade de identidades nem sempre apresenta convivência harmoniosa, especialmente quando grupos minoritários desviantes da hegemonia heteronormativa estão presentes. Estudantes trans carregam as marcas da subversão em seus corpos e sofrem os desdobramentos do discurso transfóbico no ambiente escolar. Sob o aporte teórico-metodológico da ADC (FAIRCLOUGH, 2016; MAGALHÃES et al 2017; RAMALHO e RESENDE, 2016, 2017) e em diálogo com os Estudos de Gênero e Sexualidade (BUTLER, 1993, 2017; LOURO, 2014, 2016; MOITA LOPES, 2008), este artigo busca compreender os impactos da transfobia na vida de alunos/as trans do ensino médio público de Ceilândia/DF, bem como identificar suas demandas e estratégias de enfrentamento através de suas narrativas. Como resultado, notou-se a existência de estratégias de enfrentamento paralelas a ações de resignação e conformidade.

 

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Biografia do Autor

  • Leonardo da Cunha Mesquita Café

    Sou professor na Secretaria de Educacção do Distrito Federal desde 1997, atuando na Educação Básica. Sou graduado em Letras pela Universidade de Brasília e mestre em Linguística pela Universidade de Brasília também. Atualmente, atuo na formação continuada dos profissonais da educação do GDF na EAPE, mais especificamente na discussão sobre os eixos transversais e interseccionais das categorias de classe, gênero social, raça e sexualidade.

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Publicado

2020-08-01

Edição

Seção

Dossiê Linguagens, Identidades e Sociedade

Como Citar

TRANSEXUALIDADE NA ESCOLA: IMPACTOS E DEMANDAS DOS CORPOS MARCADOS PELA SUBVERSÃO. (2020). Cadernos De Linguagem E Sociedade, 21(1), 235-254. https://doi.org/10.26512/les.v21i1.32396