AKOTIRENE, C. Interseccionalidade. São Paulo, SP: Sueli Carneiro; Pólen, 2019. 152 p. ISBN 978-85-98349-69-5
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v20i2.28624Palavras-chave:
interseccionalidade, feminismo negroResumo
O livro Interseccionalidade, escrito por Carla Akotirene e publicado pela editora Pólen, é parte da coleção Feminismos Plurais, organizada por Djamila Ribeiro (que assina o prefácio), e recebe o Selo Sueli Carneiro, que tem como objetivo a publicação de produções literárias, sobretudo de brasileiras negras, indígenas, LGBTQI+, latinas e caribenhas. É uma contribuição para os estudos em ciências humanas e sociais, ao oferecer a interseccionalidade como perspectiva, instrumento heurístico e metodológico, reconhecendo a inseparabilidade entre racismo, capitalismo e cisheteropatriarcado, o que expõe mulheres negras, mais que outros grupos, aos trânsitos dessas estruturas. O termo, portanto, define um posicionamento do feminismo negro frente a essas opressões.
Downloads
Referências
CRENSHAW, K. Demarginalizing the Intersection of Race and Sex: A Black Feminist Critique of Antidiscrimination Doctrine, Feminist Theory and Antirracist Politics. University of Chicago Legal Forum, n.1, p. 139-167, 1989. Disponível em: https://chicagounbound.uchicago.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1052&context=uclf Acesso em: 08 dez. 2019.
GILROY, P. O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. São Paulo: Editora 34; Rio de Janeiro: Universidade Cândido Mendes, Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2012.
MBEMBE, A. Crítica da razão negra. Lisboa: Antígona, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International license que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.