Aliança pelo centro histórico: estratégias discursivas de legitimação dos processos de higienização na cidade de São Paulo

Autores

  • Léa Tosold Universidade de São Paulo
  • Lennita Oliveira Ruggi Universidade Federal do Paraná
  • Rosimeire Barboza Silva Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v14i0.21951

Palavras-chave:

Associação Viva o Centro. Aliança pelo Centro Histórico. População em situação de rua. Análise crítica do discurso. Higienização.

Resumo

O objetivo deste texto é investigar o conflito existente entre os direitos das classes populares e os interesses financeiros em jogo na região central da cidade de São Paulo, através de um exame das estratégias discursivas de legitimação da Aliança pelo Centro Histórico na mídia hegemônica. A análise empreendida, sustentada pelos aportes teóricos da Análise Crítica do Discurso (notadamente Fairclough e van Dijk), aponta a existência de um processo de desumanização de pessoas em situação de rua, corroborando a violência e a política de expulsão dessa parcela da população do espaço público.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Léa Tosold, Universidade de São Paulo

    Doutoranda em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP, Brasil).

  • Lennita Oliveira Ruggi, Universidade Federal do Paraná

    Professora de Sociologia da Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR, Brasil) e mestre em Sociologia pela mesma instituição.

  • Rosimeire Barboza Silva, Universidade de Coimbra

    Doutoranda em Ciências Sociais pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC, Portugal).

Downloads

Publicado

2013-06-11

Edição

Seção

Artigos de pesquisa

Como Citar

Aliança pelo centro histórico: estratégias discursivas de legitimação dos processos de higienização na cidade de São Paulo. (2013). Cadernos De Linguagem E Sociedade, 14, 147-172. https://doi.org/10.26512/les.v14i0.21951