Capitalismo nas aldeias indígenas
Repercussões em pesca, caça e alimentação do povo Baniwa em São Gabriel da Cachoeira ”“ Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.26512/interethnica.v22i1.20906Palavras-chave:
Baniwa, Indígena, Alimentação, Pesca e caça, AmazôniaResumo
O presente texto discute a inserção da lógica capitalista nas aldeias indígenas, especialmente, com repercussões na pesca, caça e alimentação do povo Baniwa, na região do município de São Gabriel da Cachoeira, estado do Amazonas. O objetivo é apresentar situações contemporâneas relacionadas as preferências técnicas e matérias industrializados de pesca e caça, manejo das áreas e consumo de alimentos industrializados em aldeias. O estudo partiu da hipótese de que nas últimas décadas, as comunidades baniwa vêm enfrentando forte e inevitável crescimento e expansão do capitalismo associado a intensificação das relações interétnicas. Seus impactos nos modos tradicionais de subsistências e da gestão territorial são igualmente fortes e crescentes. A discussão destes assuntos se divide em três partes: a primeira trata da apresentação dos modos tradicionais de vida dos ancestrais, as mudanças ocasionadas e as tendências; a segunda parte apresenta o processo de aprendizagem em pesca e caça, as comparações de pescados em décadas diferentes e participações baniwa no mercado de trabalho e nos programas de transferências de rendas; a terceira discute situações atuais de pesca, caça, alimentação e as tendências para o futuro. E por fim, a conclusão, que é opinativa em relação ao que deve ser feito par evitar que as situações críticas nessas áreas avancem descontroladamente. Assim que está sendo discutido o tema deste artigo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS E EXCLUSIVIDADE
Ao submeter um manuscrito, a autora ou autor se compromete a não enviá-lo a outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra.
Após publicado pela Interethnica, o texto também não deverá ser submetido a outro periódico.
A submissão dos originais à Interethnica implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais, inclusive de tradução.
Uma vez publicado no sítio eletrônico do periódico e em sua versão integral como arquivo PDF, o texto poderá ser auto-arquivado (em sítios eletrônicos pessoais, em repositórios institucionais etc.) e reproduzido, desde que explicitada a referência à Interethnica.
BOAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS
Todos os artigos submetidos à Interethnica passarão por testes de plágio e republicação.
O conteúdo dos manuscritos publicados pela revista é de inteira responsabilidade da autora ou autor.