Galileu Herético 40 anos depois: entrevista com Pietro Redondi
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhh.v12i25.55776Palavras-chave:
Micro-história, Teoria e Metodologia, Galileu Galilei, EntrevistaResumo
Uma turma composta por estudantes de graduação, mestrado e doutorado em História, além de outros pesquisadores curiosos, redescobriu o livro Galileu Herético décadas após sua publicação original, em 1983, e sua tradução para o português, em 1991, tomando-o como objeto de uma leitura orientada na disciplina de História Social e suas Múltiplas Formas - Micro-História, Teoria e Técnica, ministrada no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília. A partir das questões elucidadas pelo estudo do livro e também de assuntos pertinentes à Micro-História, a turma teve a iniciativa de entrevistar o autor de Galileu Herético, Pietro Redondi.
Referências
LEVI, Giovanni. “Sobre a micro-história”. Em: BURKE, Peter. A escrita da história. Novas Perspectivas. São Paulo: EdUNESP, 1992.
REDONDI, Pietro. Galileu Herético. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
VENDRAME, Maíra Ines; KARSBURG, Alexandre, e MOREIRA, Paulo R. Staudt (orgs.). Ensaios de micro-história, trajetórias e imigração. São Leopoldo: Oikos, 2016.
VENDRAME, Maíra Ines; KARSBURG, Alexandre (orgs.). Territórios da história : o micro, o local e o global. São Paulo: Alameda, 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 História, histórias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.