Possibilidades para o ensino de História em diversas fontes históricas a partir do caso Sacco e Vanzetti
DOI:
https://doi.org/10.26512/hh.v6i11.11013Palavras-chave:
Ensino de História, Estudo de Caso, Caso Sacco e Vanzetti, Fontes e recursos na educaçãoResumo
Este artigo discute as possibilidades de ensino através das fontes e dos recursos disponibilidades na internet para estudar o caso Sacco e Vanzetti. O referido caso ocorreu entre os anos 1920, nos Estados Unidos da América. Ao longo deste artigo surgem propostas de estudos com conceitos que podem ser relacionados ao caso supracitado, por exemplo: e/imigração, fascismo, Red Scare, entre outros. Há, também, o levantamento e a especulação sobre os recursos, as ferramentas, as fontes e as alternativas que os estudos de caso possibilitam aos professores. Os objetivos foram básicos, ou seja, focaram em breves reflexões referentes aos conceitos sendo explorados na sala de aula. Em suma, são destacados os momentos da formação de considerações teóricas plausíveis de serem realizados pelos professores com os alunos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.