El Eternauta:

as leituras de um clássico dos quadrinhos na atualidade

Autores

  • Sebastian Horacio Gago Centro de Investigaciones y Estudios sobre Cultura y Sociedad, Universidad Nacional de Córdoba, CONICET, CEA (Córdoba, Argentina)

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v4i7.10926

Palavras-chave:

Quadrinhos, Oesterheld, Leitura, Sentido, Eternauta

Resumo

Este artigo se propõe a estudar a recepção da obra do quadrinhista Héctor Germán Oesterheld. O seu título El Eternauta, é considerado hoje em dia um clássico da literatura argentina.  Construímos uma abordagem teórica e metodológica qualitativa do consumo de quadrinhos, que nos permite estudar a leitura em relação a uma série de condições de produção de sentido: a trajetória de consagração da obra e do autor, o momento histórico do consumo, e as biografias leitoras dos indivíduos. Nossa principal conclusão indica que a mudança parcial de posição de Oesterheld dentro do campo dos quadrinhos da Argentina ”“ de roteirista da indústria editorial, passou a ser valorado como um intelectual desaparecido ”“, deixa sua marca nas leituras atuais da sua obra em direção a uma maior carga de níveis políticos de interpretação.

Biografia do Autor

  • Sebastian Horacio Gago, Centro de Investigaciones y Estudios sobre Cultura y Sociedad, Universidad Nacional de Córdoba, CONICET, CEA (Córdoba, Argentina)

    Sebastian Horacio Gago é Licenciado en Comunicación Social (UNC) e Doutor en Estudios Sociales de América Latina (Centro de Estudios Avanzados, UNC). Professor asistente da matéria "Teorías Sociológicas I" da da carreira universitária Licenciatura en Comunicación Social, Escuela de Ciencias de la Información, Universidad Nacional de Córdoba. Adscripto docente no "Seminario de Cultura Popular y Cultura Masiva" da carreira Licenciatura en Comunicación Social (UNC). Faz parte do programa de pesquisa acadêmica “Ideologías, prácticas sociales y conflictos (experiencias contemporáneas de/en la Ciudad de Córdoba, primera década del S. XXI)” (CIECS-Conicet e UNC) dirigido pela Dra. Eugenia Boito, e do projecto de pesquisa "Estudios y Crítica de la Historieta Argentina" (ECI - Secretaría de Ciencia y Tecnología da UNC), dirigido pelo Dr. Roberto von Sprecher. Desde 2010 até 2015 foi bolsista de "Beca de Postgrado" do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet). Atualmente tem a "Beca postdoctoral" do Conicet, seu projeto se denomina “Experiencias de lecturas de historietas en la escuela secundaria. La producción de sentidos por alumnos y profesores en el consumo de la obra de Héctor Germán Oesterheld (ciudad de córdoba, 2014)”. Sua tese doutoral, finalizada e aprovada, se denomina Sesenta años de lecturas de la obra de Héctor Germán Oesterheld (DESAL, CEA-UNC). 

Downloads

Publicado

2016-12-20

Como Citar

El Eternauta:: as leituras de um clássico dos quadrinhos na atualidade. (2016). História, histórias, 4(7), 55-70. https://doi.org/10.26512/hh.v4i7.10926

Artigos Semelhantes

11-20 de 43

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.