"O Marrocos ou a prescrição em termos de roubo" de Simone Weil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v8i2.34285

Palavras-chave:

TraduXio. Filosofia Francesa. Simone Weil. Colonialismo.

Resumo

A tradução da presente obra foi realizada pelo Grupo de Tradução do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília, coordenado pelo professor doutor Philippe Lacour. O grupo se propõe traduzir regularmente obras de filosofia francesa ainda inéditas em língua portuguesa. O trabalho de tradução é produzido de maneira colaborativa através da plataforma digital TraduXio (https://traduxio.org/).

Biografia do Autor

  • Philippe Lacour, Universidade de Brasília

    Graduação em Filosofia pela Universidade de Paris-Sorbonne IV (1993), Especialização em Filosofia (1995), Mestrado em Filosofia pela Universidade de Paris-Sorbonne I (1997) e Doutorado em Filosofia pela Universidade de Provence Aix Marseille I (2006). Atualmente, é Professor Adjunto 1 na Universidade de Brasilia (Filosofia Geral e Epistemologia) e Diretor de Programa no College International de Philosophie (Paris), sobre a noçao de "conhecimento clinico" (o saber das singularidades). Publicou livros sobre epistemologos Gilles-Gaston Granger ("La nostalgie de l'individuel"; Ed. Vrin, 2012) e Jean-Claude Passeron ("La raison au singulier", Presses de Nanterre, 2020). Sua experiência na área de filosofia volta-se, sobretudo, na perspectiva da razão prática (teoria normativa, epistemologia das ciências sociais, filosofia da linguagem), com ênfase na tradição hermenêutica, nas ciencias sociais e na filosofia francesa contemporânea (Ricoeur, Foucault). Tem também experiência na área da tecnologia de tradução assistida por computador, com um projeto de plataforma digital de tradução colaborativa de precisão (https://traduxio.org/)

  • Jade Oliveira Chaia, Universidade de Brasília

    Mestranda pelo PPGDL-UCDB (2020/ ). Graduanda em Filosofia pela Universidade de Brasília (2016/). Graduada em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (2010/2014).

  • Felipe Matos Lima Melo, Universidade de Brasília

    Mestrando em filosofia política pela Universidade de Brasília, graduado em filosofia bacharelado (2018) e graduado em filosofia licenciatura (2018), ambos pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisa na área de Ética e Filosofia Política, com foco no pensamento político moderno, e em especial na filosofia política de Rousseau e suas continuidades na tradição alemã, como em Kant e Marx. Foi integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de 2015 à 2017 e participa do Grupo de Ética e Filosofia Política da Universidade de Brasília, certificado pelo CNPq, desde 2016.

  • Mariana Mendes Sbervelheri, Universidade de Brasília

    Graduanda em Psicologia pela Universidade de Brasília. Graduada em Biologia pela Universidade Estadual de Campinas. Educadora Ambiental e Professora.

  • Manuella Mucury, Universidade de Brasília - Université Paris 8

    Possui graduação em psicologia pelo Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB (2014). É graduanda em Filosofia pela Universidade de Brasília. Possui mestrado em Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB), na área de Ética e Política, com trabalho sobre a constituição da consciência moral nas obras culturais de Sigmund Freud. Fez estágio doutoral na Université Paris-Diderot (Paris VII), e atualmente faz doutorado cotutela na Université Vincennes Saint-Denis (Paris VIII) e na UnB. Possui experiência como pesquisadora nas áreas de filosofia e psicologia. Atualmente se interessa por história da psicanálise, filosofia moderna, filosofia política e filosofia da psicanálise, especialmente acerca dos problemas da moral, da ética e da cultura. Além disso, atua como psicanalista em consultório particular.

  • Michelly Alves Teixeira, Universidade de Brasília

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Filosofia, na linha Ética, Filosofia Política e Filosofia da Religião, pela Universidade de Brasília. Graduada no curso de bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Universidade de Brasília (2014/2018). Desde os primeiros meses acompanhou atividades extra-curriculares e Grupos de Estudo com especialistas em diferentes linhas de pensamento nas áreas de História da Filosofia contemporânea, Filosofia Política e Estética. Participou, já no primeiro ano da graduação de evento nacional, apresentando comunicação em áreas de interesse. Desenvolveu, entre os anos de 2015 a 2018, Projeto de Iniciação Científica (PIBIC), sob orientação do Professor Dr. Gilberto Tedeia. Possui interesse pela Filosofia Moderna, Contemporânea e Ética e Filosofia Política.

  • Filipe Ceppas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Filipe Ceppas é formado em Filosofia pela UnB (1993), possui mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997), doutorado em Educação também pela PUC-Rio (2003) e fez dois estágios pós-doutorais na Universidade Paris VIII. É professor associado da Faculdade de Educação da UFRJ e trabalha na formação de professores, em especial dos licenciandos em Filosofia, com as disciplinas Prática de Ensino de Filosofia e Didática Especial de Filosofia. É professor do PPGF-UFRJ, onde pesquisa temas relacionados à filosofia francesa contemporânea, ensino de filosofia e educação, e atua no Mestrado Profissional do CEFET-Rio (PPFEN), assim como no PROF-FILO (núcleo UFT). Foi coordenador do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar da ANPOF, de 2008 a 2012. Coordena atualmente o Laboratório de Ensino de Filosofia Gerd Bornheim da Faculdade de Educação da UFRJ (LEFGB-FE/UFRJ) e o Núcleo de Pesquisa em Filosofia Contemporânea do Programa de Pós-Graduação de Filosofia da UFRJ (NuFFC-PPGF-UFRJ/CNPq). Participa como membro pesquisador do laboratório Recherche sur la Philosophie Pratique et Appliquée; (L.R.Ph.P.A.) da Universidade do Egeu (Rodes-Grécia), na rede; Philosophie de l'Éducation en Praxis

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Publicado

31-12-2020

Como Citar

"O Marrocos ou a prescrição em termos de roubo" de Simone Weil. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 429–433, 2020. DOI: 10.26512/rfmc.v8i2.34285. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/fmc/article/view/34285. Acesso em: 30 jan. 2025.

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