Uma realidade que ficcionalizou a si mesma:
história e subjetividade em Vento sul, de Vilma Arêas
DOI:
https://doi.org/10.1590/S2316-40182013000200014Resumo
O artigo busca compreender como se dá a representação da realidade no livro Vento sul, de Vilma Arêas, a partir da indagação de procedimentos simétricos opostos de composição nele radicalizados: a desliterarização e o artifício poético-literário. Trata-se de apreender o teor da história e do sujeito que o livro configura, e de refletir sobre um veio da literatura brasileira contemporânea.
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de (1992). Poesia e prosa. 6. ed. Rio de Janeiro: Aguilar.
ARANTES, Paulo (1996). Paradoxo do intelectual. In: Ressentimento da dialética. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
ARÊAS, Vilma (2011). Vento sul. São Paulo: Companhia das Letras.
BENJAMIN, Walter (1993a). O surrealismo. O último instantâneo da inteligência europeia. In: Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. 6. ed. São Paulo: Brasiliense.
________ (1993b). Sobre o conceito da história. In: Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. 6. ed. São Paulo: Brasiliense.
CARONE, Modesto (1998). Resumo de Ana. São Paulo: Companhia das Letras.
JOGO de cena (2007). Direção: Eduardo Coutinho. Produção: Bia Almeida et al. Rio de Janeiro: Videofilmes. 1 DVD (100 min).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.