Contribuições da literatura brasileira contemporânea ao “livro de registro da cidade”
DOI:
https://doi.org/10.1590/S2316-40182013000200010Resumo
Este artigo desenvolve análise sobre a representação da cidade em contos e romances da escritora Clarice Lispector de diferentes períodos, buscando identificar quais as principais questões ressaltadas pela autora, bem como as relações que se estabelecem entre o sujeito, a rua e a cidade. Em um segundo momento, será proposta leitura do mesmo tema na obra Prosas cariocas, organizada por Marcelo Moutinho e Flávio Izhaki e publicada em 2004, procurando estabelecer relações com a obra de Lispector e, dessa maneira, perceber se, entre a segunda metade do século XX e o início do século XXI, foram registradas alterações significativas na representação que a literatura brasileira tem feito da cidade.
Referências
BATELLA, Juva (2004). A varredura. In: MOUTINHO, Marcelo; IZHAKI, Flávio (Orgs.). Prosas cariocas: uma nova cartografia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Casa da Palavra.
BAUMAN, Zygmunt (2001). Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
GOMES, Renato Cordeiro (1994). Todas as cidades, a cidade. Rio de Janeiro: Rocco.
LISPECTOR, Clarice (1980). Onde estivestes de noite. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
______ (1986). A paixão segundo G.H. 13. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
MOUTINHO, Marcelo; IZHAKI, Flávio (orgs.) (2004). Prosas cariocas. Uma nova cartografia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Casa da Palavra.
MOUTINHO, Marcelo (2004). Para ver as meninas. In: MOUTINHO, Marcelo; IZHAKI, Flávio (Orgs.). Prosas cariocas: uma nova cartografia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Casa da Palavra.
RAMONEDA, Bianca (2004). Quando se muda. In: MOUTINHO, Marcelo; IZHAKI, Flávio (Orgs.). Prosas cariocas. Uma nova cartografia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Casa da Palavra.
RODRIGUES, Henrique (2004). Translúcida. In: MOUTINHO, Marcelo; IZHAKI, Flávio (Orgs.). Prosas cariocas: uma nova cartografia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Casa da Palavra.
PESAVENTO, Sandra Jatahy (1999). O imaginário da cidade. Porto Alegre: Editora da UFRGS.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.