Um autor em movimento:
uma reflexão sobre o escritor brasileiro contemporâneo através da obra de João Gilberto Noll
DOI:
https://doi.org/10.1590/S2316-40182012000100013Resumo
A globalização, o aumento de eventos literários, a presença da internet possibilitando novos meios de divulgação da obra. Fatores como estes vêm mudando a rotina de escritores e, por isso, o século XXI vem sendo apontado como um melhor momento para quem pensa em viver da escrita na América Latina. A fi gura do autor ganhou destaque. A intenção deste artigo é pensar esse momento utilizando como lente a obra do escritor João Gilberto Noll, principalmente o romance Lorde (2004).
Referências
BERND, Zilo (1999). “Identidades e nomadismos”. In: JOBIN, José Luiz (Org.). Literatura e identidades. Rio de Janeiro: Editora da Uerj. v. 1, p. 95-111.
CANCLINI, Nestor García (2008). Latino-americanos à procura de um lugar neste século. Iluminuras: São Paulo.
CHIODETTO, Eder (2003). O lugar do escritor. São Paulo: Cosac Naif.
FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follain (s.d.p.). “Ficção e desenraizamento”. In: Fórum Virtual de Literatura e Teatro. Disponível em: <http://www.pacc.ufrj.br/literatura/arquivo/polemica_fi ccao_e_desenraizamento.php> . Acesso em: 13 dez. 2010.
GOMES, Renato Cordeiro (2004). “Deslocamento e distância: viagens e fronteiras na cultura latino-americana: dramatização de marcas identirárias”. In: JUNIOR, Benjamin Abdala; SCARPELLII, Marli Fantini. Portos flutuantes:
trânsitos ibero-afro-americanos. São Paulo: Ateliê.
KRISTEVA, Julia (1994). Estrangeiros para nós mesmos. Rio de Janeiro: Rocco.
LADDAGA, Reinaldo (2007). Espetáculos de realidad: ensayo sobre la narrativa latinoamericana de las últimas dos décadas. Rosário: Beatriz Viterbo Editora.
MARTINS, Analice de Oliveira (2004). Identidades em vôo cego: estratégias de pertencimento na prosa contemporânea brasileira. Rio de Janeiro: PUC-Rio.
NOLL, João Gilberto (2002). Berkeley em Bellagio. Rio de Janeiro: Objetiva.
______ (2004). Lorde. São Paulo: Francis.
______ (2003). “O avesso do conhecimento”. In: CHIODETTO, Eder. O lugar do escritor. São Paulo: Cosac Naify.
PARISOT, Paula (2010). “Paula Parisot fala sobre performance e sua relação com Rubem Fonseca”. O Globo. Prosa & Verso. 22 mar. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/posts/2010/03/21/paulaparisotfala-sobre-performance-sua-relacao-com-rubem-fonseca-276499.asp>. Acesso em: set. 2010.
RAMA, Angel (1985). La critica de la cultura en America Latina. Caracas: Biblioteca Ayacucho.
______ (2008). Literatura, cultura e sociedade na América Latina. Belo Horizonte: Editora UFMG.
______ (1985). A cidade das letras. São Paulo: Brasiliense.
SANTIAGO, Silviano (1971). Uma literatura nos trópicos. Rio de Janeiro: Rocco.
______ (1982). Vale quanto pesa: a fi cção brasileira modernista. Rio de Janeiro: PUC-Rio.
______ (2005). O cosmopolitismo do pobre. Belo Horizonte: Editora UFMG.
SCHOLLHAMMER, Karl Erik (2009). Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.