“Ser um preto tipo A custa caro”:
poesia, interculturalidade e etnia
Resumo
O artigo pretende discutir a questão da etnicidade nos rap´s do grupo Racionais MC´s, e também procurar configurar como, no embate entre Estudos Literários e Culturais, este gênero musical pode ser entendido e configurado enquanto fenômeno da cultura.
Referências
CULLER, Jonathan. Sobre a desconstrução: teoria e crítica do pós-estruturalismo. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1997.
LLANSOL, Maria Gabriela. Um falcão no punho. Lisboa: Rolim, 1985.
FOUCAULT, Michel. “Linguagem ao Infinito”; “Linguagem e Literatura”, em Machado, Roberto. Foucault, a filosofia e a literatura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
_______. “A linguagem ao infinito”, em Ditos e escritos III ”“ Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001. pp. 47-59.
_______. Microfísica do poder. 7ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
RACIONAIS MC´S. Sobrevivendo no inferno. São Paulo: Zimbábue, 1997. 1 CD.
_______. Escolha seu caminho. São Paulo: Zimbábue, 1992. 1CD.
_______. Raio X do Brasil. São Paulo: Zimbábue, 1994. 1 CD.
RÉGIO, José. “Literatura Viva e Literatura Livresca”. 3 v. Lisboa: Contexto, 1993.
RIBEIRO, António de Souza. “Cultural Studies / Kulturwissenschaften / Estudos Culturais”, em COUTINHO, Eduardo (org.). Fronteiras imaginadas. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2001. pp. 253-72.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.