Cada história, uma sentença:
anotações sobre Sobrevivente André du Rap
Resumo
Este artigo investiga a construção narrativa do livro Sobrevivente André du Rap (do Massacre do Carandiru), especialmente de uma de suas partes (“Free Style”). Procura-se refletir, a partir sobretudo do ensaio “O narrador”, de Walter Benjamin, sobre o modo como os valores pregados no texto são constituintes da estruturação formal do livro.
Referências
ADORNO, Theodor W. Notas de literatura I. São Paulo: Duas Cidades/ Editora 34, 2003.
_________. Teoria estética. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
ANDRÉ DU RAP. Sobrevivente André du Rap (do Massacre do Carandiru). São Paulo: Labortexto Editorial: 2002.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica: arte e política ”“ ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994, v. 1.
GAGNEBIN, Jeanne-Marie. “Memória, história, testemunho”, em BRESCIANI, Stella e NAXARA, Márcia (orgs.). Memória e (res)sentimento ”“ indagações sobre uma questão sensível. Campinas: Editora da Unicamp, 2001, pp. 85-94.
HOSSNE, Andrea Saad. “Autores na prisão, presidiários autores: anotações preliminares à análise de Memórias de um sobrevivente”. Literatura e sociedade, nº. 8. São Paulo, Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada/ FFLCH/ USP, 2005.
JOCENIR. Diário de um detento: o livro. São Paulo: Labortexto Editorial, 2001.
KEHL, Maria Rita. “A fratria órfã”, em _________ (org.). Função fraterna. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000, pp. 209-244.
MENDES, Luiz Alberto. Memórias de um sobrevivente. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
RODRIGUES, Humberto. Vidas do Carandiru: histórias reais. São Paulo: Geração Editorial, 2002.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. “Violência, encarceramento, (in)justiça: memórias de histórias reais das prisões paulistas”. Revista de Letras, nº. 2. São Paulo, Unesp, v. 43, jul./dez. 2003, pp. 29-47.
_________ (org.). História, Memória, Literatura: o testemunho na era das catástrofes. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.