Entre o livro e o audiolivro: leitura comparada de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis
Palavras-chave:
livro; audiolivro; estudos de intermidialidade; leitura comparada das mídias; ensino de literaturaResumo
Fundamentado nos conceitos dos Estudos de Intermidialidade, nosso trabalho propõe uma leitura comparada de dois tipos de mídia diferentes, o livro e o audiolivro, usando como exemplo Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Para isso, analisamos as distintas características cognitivas e perceptivas do livro impresso e do audiolivro, conforme proposto por autores como Lars Elleström (2021) e Jørgen Bruhn e Beate Schirrmacher (2022). Mostramos como as semelhanças intermidiais entre o livro e o audiolivro permitem a midiação de um mesmo valor cognitivo, enquanto trazemos à tona as implicações de suas diferenças para a recepção da obra na aprendizagem da literatura. A partir da adaptação da metodologia dialética de Celso Vasconcellos (1992) e a partir de Rildo Cosson (2006), colocamos em perspectiva a construção do conhecimento pela literatura e do conhecimento de literatura, em que o primeiro trata da midiação do produto de mídia, a partir da análise das modalidades pré-semióticas das mídias, e o segundo trata da representação, na análise da modalidade semiótica. Nosso objetivo é mostrar que a leitura comparada das mídias promove a literacia midiática, permitindo a construção de habilidades de leitura e produção críticas, a partir da compreensão de como a literatura constrói sentido em tipos de mídia diferentes.
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