O realismo performático reflexivo no romance latino-americano contemporâneo: a autoria feminina além do “teto todo seu”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2316-40186801

Palavras-chave:

paradigma Bolaño; romance latino-americano; realismos

Resumo

Com base nos romances Temporada de huracanes (2017), da escritora mexicana Fernanda Melchor, e Enterre seus mortos (2018), de Ana Paula Maia, este artigo pretende refletir sobre a incidência e as conotações assumidas pelo realismo performático reflexivo — denominado por Ravetti (2019) como “paradigma Bolaño” —, nos romances latino-americanos contemporâneos de autoria feminina. Nas narrativas de Melchor (2017) e Maia (2018), a violência hiperbólica e a sobreposição/seriação de brutalidades direcionam para uma melancolia de futuro de dimensões antiépicas, traços reiteradamente presentes nos romances latino-americanos contemporâneos. Voltados à tendência apontada, os romances das autoras mexicana e brasileira revelam perspectivas críticas que são erigidas de temas e de abordagens distanciados tanto do “teto todo seu” (Woolf, 2014) quanto das facilidades de um realismo codificado e de pretensões didáticas. Refletir sobre as escolhas autorais responsáveis por esses deslocamentos, bem como sobre a possibilidade de as referidas estratégias acrescerem mais uma nuança às manifestações romanescas recentes, está entre as questões abordadas neste texto.

Referências

BOLAÑO, Roberto (2004). 2666 Barcelona: Anagrama.

BOLAÑO, Roberto (1998). Los detectives salvajes Barcelona: Anagrama.

LUDMER, Josefina (2013). Aqui América latina: uma especulação. Tradução de Rômulo Alto. Belo Horizonte: Editora UFMG.

MAIA, Ana Paula (2018). Enterre seus mortos São Paulo: Companhia das Letras.

MEIRELLES, Daniela Cristina Leal (2015). Rinhas de humanos: violência e negação de cidadania em Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos de Ana Paula Maia. Krypton, n. 5/6, p. 208-216. https://doi.org/10.13134/2282-3301/627

» https://doi.org/10.13134/2282-3301/627

MELCHOR, Fernanda (2017). Temporada de huracanes Cidade do México: Random House.

MELCHOR, Fernanda (2020). Temporada de furacões Tradução de Antônio Xerxenesky. São Paulo: Mundaréu.

NEVES, Lígia; ZOLIN, Lúcia (2021). Ana Paula Maia e a literatura de autoria feminina: mulheres no seu (in)devido lugar. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 62, p. e6210, 2021. https://doi.org/10.1590/2316-40186210

» https://doi.org/10.1590/2316-40186210

PAZ, Octavio (2006). O labirinto da solidão Tradução de Eliane Zagury. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

RAVETTI, Graciela (2019). Literatura latino-americana contemporânea: reflexões sobre paradigmas, convergências e legados. Olho D’Água, São José do Rio Preto, v. 11, n. 1, p. 12-31. Disponível em: http://www.olhodagua.ibilce.unesp.br/index.php/Olhodagua/article/view/562 Acesso em 12 jul. 2022.

» http://www.olhodagua.ibilce.unesp.br/index.php/Olhodagua/article/view/562

RIBEIRO, Gustavo Silveira (2016). Catálogo dos mortos: a cultura latino-americana contemporânea e os inventários do horror. Alea, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 81-98. https://doi.org/10.1590/1517-106X/181-81

» https://doi.org/10.1590/1517-106X/181-81

WOOLF, Virginia (2014). Um teto todo seu Tradução de Bia Nunes de Sousa. São Paulo: Tordesilhas.

ZOLIN, Lúcia (2012). Escolhas inclusivas? A personagem na pena das escritoras brasileiras/paranaenses contemporâneas. Iberic@l, n. 2, p. 51-58, 2012.

Downloads

Publicado

10/10/2023

Como Citar

O realismo performático reflexivo no romance latino-americano contemporâneo: a autoria feminina além do “teto todo seu”. (2023). Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, 68. https://doi.org/10.1590/2316-40186801