Edição independente: um campo de pesquisa em construção
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-4018620Resumo
Apresentação da seção temática "Edição independente".
Referências
ARAÚJO, Pablo Guimarães (2013). Uma tecnologia na mão e uma ideia na cabeça: pequenas editoras, autores independentes e as novas possibilidades de publicação de livros. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte.
BARTHES, Roland (2004). A morte do autor. In: BARTHES, Roland. O rumor da língua. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes. p. 57-64.
BOURDIEU, Pierre (1996). As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. Tradução de Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras.
BOURDIEU, Pierre (2018). Uma revolução conservadora na edição. Tradução de Luciana Salazar Salgado e José de Souza Muniz Júnior. Política & Sociedade, Florianópolis, v. 17, n. 39, p. 198-249, maio/ago.
BRAGANÇA, Aníbal (2005). Sobre o editor: notas para sua história. Em Questão, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 219-237, jul./dez.
CHARTIER, Roger (1998). A aventura do livro: do leitor ao navegador – Conversações com Jean Lebrun. Tradução de Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Unesp.
CHARTIER, Roger (2014). O que é um autor? Revisão de uma Genealogia. Tradução de Luzmara Curcino e Carlos Eduardo Bezerra. São Carlos: Edufscar.
FEBVRE, Lucien; MARTIN, Henry-Jean (2017). O aparecimento do livro. Tradução de Fulvia M. L. Moretto e Guacira Marcondes Machado. São Paulo: Edusp.
FISCHER, Steven Roger (2006). História da Leitura. Tradução de Cláudia Freire. São Paulo: Unesp.
FOUCAULT, Michel (2006). O que é um autor. In: FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. São Paulo: Forense. p. 264-298.
MUNIZ JÚNIOR, José de Souza. Girafas e bonsais: editores “independentes” na Argentina e no Brasil (1991-2015). Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade de São Paulo, São Paulo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Flávia Denise de Magalhães, Paula Renata Moreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.