O clipe "jogo de louça"

Autores

  • Marcos Daniel da Silva Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v14.n2.2024.08

Palavras-chave:

Moda, Semiótica, Videoclipe, Redes Sociais

Resumo

Este projeto de pesquisa investigou a interseção entre moda, semiótica e percepção dos fãs no videoclipe “Jogo de Louça” de Toto de Babalong e Gaby Amarantos. Através de uma análise semiótica, identificamos os elementos visuais, simbólicos e culturais presentes no clipe, revelando como a moda é uma linguagem complexa que comunica mensagens culturais. Além disso, exploramos a interação ativa dos fãs nas redes sociais, destacando como suas interpretações e discussões enriquecem a compreensão do clipe. Esta pesquisa contribui para a compreensão da cultura visual contemporânea, ressaltando o papel da moda na comunicação cultural e na criação de significados compartilhados.

Referências

ARAÚJO, Carlos Eduardo Dias de. Autoria no videoclipe: tensionamentos valorativos da expressão artística e da cultura midiática. 2015.

BARTHES, Roland. Elements of semiology. Macmillan, 1968.

BARTHES, Roland. The structuralist activity. MA ENGLISH, v. 19, 1967.

BURGESS, Jean; VERDE, Josué. YouTube: Vídeo online e cultura participativa . John Wiley & Filhos, 2018.

CHRISTINO, Juliana Maria Magalhaes. Resgate teórico-empírico da dinâmica de criação de valor no consumo: contribuições para a compreensão das escolhas de vestuário de consumidoras orientadas as marcas e/ou à moda. 2013.

DAVIS, F. Fashion, Culture, and Identity. University of Chicago Press. 2015 ECO, Umberto. A Theory of Semiotics, Indiana Uni. 1975.

ECO, Umberto. Semiótica e Filosofia da Linguagem . Imprensa da Universidade de Indiana, 1986.

FECHINE, Yvana; LIMA, Cecília Almeida Rodrigues. O papel do fã no texto transmídia: uma abordagem a partir da televisão. MATRIZes, v. 13, n. 2, p. 113-130, 2019.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Ediitora Atlas SA, 2008. JENKINS, H. Cultura de convergência: onde a velha e a nova mídia colidem. Nova York: Imprensa da Universidade de Nova York. 336 pp. 2006

KODA, H.; MARTINS, R. Fashioning the Object: Bless, Boudicca, and Sandra Backlund. Yale University Press. 2010

MARTINS, Wellington Anselmo. Semiótica de Charles Peirce: o ícone e a primeiridade. Revista Contemplação, n. 12, 2015.

MOURA, Larissa Leal. Moda como expressão de identidade no mundo contemporâneo. 2018. MACHADO, Irene A.; RAMOS, Adriana Vaz. Semiótica da cultura e semiosfera. Annablume, 2007.

ORACIO, Eduardo Manoel Barros. MODA E LITERATURA UMA RELAÇÃO SEMIÓTICA. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 11, p. 822-835, 2021.

OLIVEIRA, Amanda Fogaça de; MAXIMOVITZ, Giovana Herrero. A comunicação visual da moda no TikTok. 2021.

PEIRCE, Charles Sanders. Peirce sobre signos: Escritos sobre semiótica . Livros de imprensa da UNC, 1991.

SIMMEL, Georg. Moda. Revista americana de sociologia , v. 62, n. 6, pág. 541-558, 1957.

SONTAG, S. On Photography. Farrar, Straus and Giroux. 179

Downloads

Publicado

24-12-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar