PROCESSOS CRIATIVOS E METODOLOGIAS DE PROJETOS PARA DESIGN E ARQUITETURA: O EXEMPLO DA BIÔNICA

Autores

  • Fábio F. Lima

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v1.n2.2011.04

Palavras-chave:

Metodologia de projeto, Processos criativos, Biônica

Resumo

Esse artigo discute o papel das metodologias projetuais inseridas enquanto processos de atividades ampliadoras dos potenciais criativos.  Enfatiza-se a importância dessa temática dentro dos exercícios profissionais do designer e do arquiteto, tendo a criatividade como condição indispensável. Além disso, o ensino deve propiciar uma habilidade em conceber idéias alicerçadas em fundamentações reais e em argumentos que satisfaçam uma lógica: a forma deve ser justificada enquanto resultado de um processo. A título de exemplo, o artigo faz uma abordagem acerca da biônica, extraindo particularidades de um modelo biológico escolhido com proveito objetivo nas intenções de projeto.

Biografia do Autor

  • Fábio F. Lima

    Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-Goiás (2000) e mestre em Cultura Visual pela FAV-UFG (2006). É Doutorando em Arquitetura e Urbanismo no PPG ”“ FAU/UNB. É professor assistente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FAV ”“ UFG, com experiência na área de Design, Comunicação Visual e Projeto de Arquitetura. Atua nas áreas de criação de imagens infográficas, videográficas, websites e multimídia.

Downloads

Como Citar

PROCESSOS CRIATIVOS E METODOLOGIAS DE PROJETOS PARA DESIGN E ARQUITETURA: O EXEMPLO DA BIÔNICA. (2011). Revista Estética E Semiótica, 1(2), 39-49. https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v1.n2.2011.04