As características da circulação e distribuição das cervejas especiais no Brasil: usos do território e solidariedades
DOI:
https://doi.org/10.26512/2236-56562021e40255Palabras clave:
Microcervejarias, Logística, Circuito espacial produtivoResumen
Nos últimos anos, o setor cervejeiro brasileiro passou por diversas mudanças e o crescente interesse da população pela cerveja trouxe ao Brasil diversos investidores estrangeiros e abriu as portas para que pequenos produtores pudessem trazer a público o seu produto diferenciado. Assim, as chamadas “cervejas especiais”, que contam com características exclusivas tais como cor, aromas e sabores diferenciados, passaram a ser apreciadas pelo brasileiro e o número de microcervejarias registradas em órgãos oficiais passa de poucas dezenas nos anos 2000 para aproximadamente 700 em 2018. Além disso, diversos eventos e feiras são realizados anualmente no intuito de aproximar o produto do consumidor e atrair cada vez mais pessoas ao mercado. Pode-se apontar que no setor cervejeiro um rearranjo no circuito espacial da produção e um novo círculo de cooperação no espaço vem se articulando no território brasileiro, já que todo um conjunto de novas microcervejarias vem se instalando em distintas partes do território nacional. Sob a ótica produtiva, este fato acarreta todo um novo sistema logístico de distribuição dos pequenos lotes produzidos, já que para os pequenos produtores (microcervejarias ou artesanais independentes) o custo do frete passa a ser um elemento imperativo na distribuição da bebida em maior escala. No presente artigo apresentamos um esforço para identificar e classificar os processos de distribuição destas cervejas como estratégias de manutenção das microcervejarias e fortalecimento de sua marca em seu município ou região.
Referencias
ARROYO, M. M. Redes e circulação no uso e controle do território. In ARROYO, M. M.; CRUZ, R. C. A. da (org.). Território e circulação: a dinâmica contraditória da globalização. São Paulo: FAPESP/PPGH/CAPES/Annablume, 2015.
ARROYO, M. M. A economia invisível dos pequenos. In: Le Monde Diplomatique, v. 15, Ano 2, p. 30-31, 2008.
BIZINELLI, C. et al. Experiências de Turismo Cervejeiro em Curitiba, PR. In: Revista Rosa dos Ventos. Vol. 5(2) 349-375, abril-jun, 2013. Caxias do Sul: 2013.
BLANCO, J. Territorio, circulación y redes: articulaciones y tensiones. In: ARROYO, M. M.; CRUZ, R. C. A. da (org.). Território e circulação: a dinâmica contraditória da globalização. São Paulo: FAPESP/PPGH/CAPES/Annablume, 2015.
CAROL, Y. Z.; FEDERICO, G. T. B.; THOMAS, M. B. Competitiveness in a Saturated Market. A Case Study of the Scottish Craft Beer. In: International Journal of Business and Social Science. Vol. 6, No. 8; August 2015. ISSN 2219-1933 (Print), 2219-6021 (Online) Center for Promoting Ideas, USA.
CASTILLO, R. A. Dinâmica regional e circuitos espaciais de produtos agrícolas no Brasil. In VI Encontro da ANPEGE – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 2005, Fortaleza CE. In: Anais. Fortaleza, 2005.
CASTILLO, R. A.; FREDERICO, S. Espaço geográfico, produção e movimento: uma reflexão sobre o conceito de circuito espacial produtivo. In: Sociedade & Natureza, Uberlândia, 22 (3), 2010.
CATAIA, M. A. Usos, resistências e alienação do território. In: SILVA, M. A.; TOLEDO JR., R; DIAS, C. C. S. (Org.). Encontro com o pensamento de Milton Santos. Salvador: Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, 2005, p. 133-146.
COELHO-COSTA, E. R. A bebida de Ninkasi em terras tupiniquins: O mercado da cerveja e o Turismo Cervejeiro no Brasil. In: Revista Iberoamericana de Turismo, Penedo, v. 5, p. 22-41, 2015.
COELHO-COSTA, E. R. Turismo cervejeiro no Brasil: uma realidade? In: Turismo e sociedade, v. 11, p. 336-357, Curitiba, 2018.
CORRÊA, R. L. Os Centros de Gestão do Território: Uma Nota. In: Território (Rio de Janeiro), nº 1, p. 23-30, 1996.
COSTA, Adriano. O Enoturismo em Portugal: O Caso das Rotas do Vinho. In: Revista da Ciência da Administração – versão eletrônica, vol. 01, jan. / jun. Recife, 2007.
DUCRET, M. L’identité: un concept clé dans la consommation de produits régionaux. Quels leviers marketing pour ressourcer le sentiment régional des consommateurs? In: Master Mention Marketing Gestion et management. Grenoble - França, 2015. Disponível em: https://dumas.ccsd.cnrs.fr/dumas01270617/document. Acesso em: 20 de jun. 2019.
ELTERMANN, E.E.; MATOS, A.M.; SILVA, D.A. Microcervejarias catarinenses e o turismo: da formação de tipologias do produto às aproximações com a atividade. In: Applied Tourism, v.1, n. 2, 2016, pp. 73-95.
FREDERICO, S. Circuito espacial produtivo do café e o jogo de escalas. In: Mercator (Fortaleza. Online), v. 17, p. 37-48, 2014.
FREDERICO, S. Território e cafeicultura no Brasil uma proposta de periodização. In: Geousp – Espaço e Tempo (Online), v. 21, n. 1, p. 73-101, abril. 2017. ISSN 2179-0892.
GIMENES-MINASSE, M.H.S.G.; LYRA, M. O.; SANTOS, R. P. dos. Turismo cervejeiro no Estado de São Paulo (BR): uma análise exploratória. In: TURyDES, 1(1), dez.2016. Disponível em: http://www.eumed.net/rev/turydes/21/cervejeiro.html.
GONTIJO, F. E. K.; GESSNER, E. Logística de Distribuição e Estratégias de Cervejarias em Santa Catarina. In: XI Congresso Nacional de Excelência e Gestão. Anais. Rio de Janeiro – RJ, 2015. Disponível em: http://www.inovarse.org/node/3955
MADEIRA FILHO, M. L. Shopping Center: Consumo do Espaço, Cotidianidade e Fetichismo. Tese (Doutorado em Geografia). Unesp – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2016.
MARCUSSO, E. F. As Microcervejarias no Brasil Atual: sustentabilidade e territorialidade. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais). UFSCAr – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos – SP, 2015.
PEREIRA, G. M. A Região do Vinho do Porto: Origem e Evolução de Uma Demarcação Pioneira. In: DOURO- Estudos & Documentos, vol. 1 (1), 1996 (1º), p. 177-194.
PEREIRA, G. M. et al. Avaliação de modelo de distribuição para uma nova empresa de produção de cerveja. In: GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Bauru, Ano 9, nº 4, out-dez/2014, p. 91-106
PEREIRA, A.A.; LIMA, B.C.; SANTOS, D.D. Gastronomia: cerveja dos sabores amazônicos como elemento atrativo para o turismo em Belém (PA). In: Revista Brasileira de Ecoturismo, São Paulo, v.10, n.2, mai/jul 2017, pp.247-269.
PINTAUDI, S. M. A cidade e as formas do comércio. In: CARLOS, A. F. A. (Org.).Novos Caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 1999, p. 143-160.
RODRIGUES, I. M.; COLMENERO, J. C. Diagnóstico da Estrutura de Distribuição da Indústria Cervejeira. In: XXIX ENEGEP – Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Anais... Salvador Bahia, 2009.
ROSALIN, J. P.. Circuito espacial produtivo e círculos de cooperação no espaço do setor microcervejeiro no estado de São Paulo: uma proposta de estudo do processo de distribuição das cervejas especiais e artesanais. Dissertação de Mestrado em Geografia. Rio Claro: Unesp - IGCE, 2019.
ROSALIN, J. P.. A Trajetória da Cerveja no Brasil: Uma Proposta de Aproximação com a Teoria da Sucessão dos Meios Geográficos. In: GEOGRAFIA (LONDRINA), v. 30, p. 149-165, 2021.
ROSALIN, J. P.; GALLO, F. Uma proposta de análise do Circuito Espacial Produtivo e dos Círculos de Cooperação no Espaço das “Cervejas Especiais” a partir do crescimento das microcervejarias no estado de São Paulo. In: Revista Formação (Online) Vol. 2; n. 23, ago/2015, p. 82 -103.
SANTOS, M. A natureza do espaço. Técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2002.
SANTOS, M. Espaço e Método. São Paulo: EDUSP, 2008. SANTOS, M. Modo de produção técnico-científico e diferenciação espacial. In: Revista Território, ano IV, n. 6, jan/jun. p. 05-20. 1999.
SANTOS, M. O Espaço Dividido: Os Dois Circuitos da Economia Urbana dos Países Subdesenvolvidos. São Paulo: EDUSP, 2004.
SCHLÜTER, R. G. Gastronomia e Turismo. São Paulo: Aleph, 2003. SCHNELL, S.M; REESE J. Microbreweries as tools of local identity. In: Journal of Cultural Geography, 21(1), sep., 2003, p. 45-69.
SILVA JÚNIOR, R. F. Circulação e logística territorial: a instância do espaço e a circulação corporativa. Tese (Doutorado em Geografia), Unesp – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Presidente Prudente, 2009.
SILVA JÚNIOR, R. F. Circulação, epistemologia e a construção de um ramo da ciência geográfica. In: Boletim Campineiro de Geografia, v. 2, p. 389-417, 2012.
SILVEIRA, M. L. A região e a invenção da viabilidade do território. In: SOUZA, M. A. A. (Org.). Território Brasileiro: Usos e Abusos. Campinas: Edições Territorial, 2003.
SILVEIRA, M. L. Modernização contemporânea e nova constituição dos circuitos da economia urbana. In: Geousp – Espaço e Tempo (Online), v. 19, p. 245-261, 2015.
SILVEIRA, M. R. Reestruturação dos Sistemas de Movimento e da Logística e seus Impactos Regionais e Urbanos no Território Paulista. In: Scripta Nova (Barcelona), v. XIV, p. 1-15, 2010.
SMITH, S. et al. Examining the Craft Brew Industry: Identifying Research Needs. In: International Journal of Hospitality Beverage Management: Vol. 1: No. 1, Article 3. 2017. Disponível em: https://scholars.unh.edu/ijhbm/vol1/iss1/3. Acesso em 15 ago. 2019.
ZANIOL, G. Z. Análise da Concentração na Indústria Cervejeira Brasileira no período entre 1989 e 2011. Trabalho de conclusão de curso em Graduação Ciências Contábeis. UFRGS, 2011.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.