DIVISÃO TERRITORIAL BRASILEIRA: A POSIÇÃO DA MÍDIA SOBRE A CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS

Autores

  • Adilar Antonio Cigolini Universidade Federal do Paraná - Campus Centro Politécnico Departamento de Geografi a Av. Prof. Francisco H. dos Santos, s/n-. CEP 81531-990 – Caixa Postal 19001 - Curitiba – PR, Brasil
  • Edelvan Matiolo Universidade Federal do Paraná - Campus Centro Politécnico Departamento de Geografi a Av. Prof. Francisco H. dos Santos, s/n-. CEP 81531-990 – Caixa Postal 19001 - Curitiba – PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/2236-56562018e40192

Palavras-chave:

criação de municípios, mídia, emancipação municipal

Resumo

No Brasil, a discussão sobre a emancipação municipal tem sido constante, principalmente após a década de 1990, quando grande número de novos municípios foi criado. A mídia tem a capacidade de produzir efeitos relevantes no cotidiano político, daí surge a importância da análise sobre seu comportamento em relação à criação de municípios. Os grupos que pleiteiam a emancipação são constituídos por agentes da sociedade que podem ter na mídia um aliado ou um crítico ao processo. O presente trabalho resulta de uma pesquisa que levantou a visão da mídia em relação à criação de municípios, ou seja, como os veículos de comunicação se posicionaram frente ao assunto. Percebeu-se que eles têm dedicado atenção às tentativas emancipacionistas. Em sua maioria, a posição é de crítica, argumentando sobre a ineficiência e o inchaço da máquina pública com os chamados “cabides de empregos”, o endividamento dos governos e a falta de recursos. No entanto, essa posição é mais percebida nas grandes mídias nacionais, enquanto que a atuação das mídias locais tende a se posicionarem mais a favor dos movimentos emancipacionistas.

 

Referências

ALVES, A. C. O contexto institucional e a relação entre Executivo e Legislativo na criação de municípios no Paraná, 1988-1996. (Dissertação – Mestrado em Sociologia). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006.

AYRES, É. O. J. Processo e política atual de desmembramento municipal no Maranhão. (Tese - Doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

BANFANTI, G.; GUIMARÃES, R. V. O processo de criação de novos municípios no Mato Grosso. Anais do II Encontro de Geografi a do Mato Grosso. Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, 2004.

BEZERRA, J. da S. O território como um trunfo: um estudo sobre a criação de municípios na Paraíba (anos 90). (Dissertação - Mestrado em Geografi a). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2006.

BREMAEKER, F. E. J. Os novos municípios: surgimento, problemas e soluções. Série Estudos Especiais n. 04, IBAM, Rio de Janeiro, 1992.

BREMAEKER, F. E. J. de. Evolução do quadro municipal brasileiro no período entre 1980 e 2001. IBAM / APMC / NAPI / IBAMCO, 2001.

CATAIA, M. A. (2001) Território nacional e fronteiras internas: a fragmentação do território brasileiro. (Tese - Doutorado em Geografi a). Universidade de São Paulo, São Paulo.

CIGOLINI, A. A. Análise da literatura explicativa sobre o processo contemporâneo da criação de municípios no Brasil. REB - Revista de Estudos Brasilenõs, vol. 4, número 6. Universidade de Salamanca, Madrid, Espanha, 2017.

CIGOLINI, A. A. Território e divisão política. Mapeamento da potencialidade de criação de municípios no Brasil. Curitiba, 2011.

CIGOLINI, A. A. A fragmentação do território em unidades político-administrativas: análise da criação de municípios no Estado do Paraná. (Dissertação - Mestrado em Geografi a). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1999.

FAVERO, E. Desmembramento territorial: o processo de criação de municípios – avaliação a partir de indicadores econômicos e sociais. (Tese - Doutorado em Engenharia Urbana). Departamento de Engenharia de Construção Civil. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 2004.

FONSECA. F. Mídia, poder e democracia: teoria e práxis dos meios de comunicação. Dossiê: Mídia, política e democracia. Revista Brasileira de Ciência Política, n.º 06. Instituto de Ciência Política. Universidade de Brasília, 2011.

GOMES, G. M.; MAC DOWELL, M. C. Descentralização política, federalismo fi scal e criação de municípios: o que é mau para o econômico nem sempre é bom para o social. Texto para discussão n.º 706, IPEA, Brasília, 2000.

LEAL. B. S. A comunidade como projeto identitário.p. 183-192. In: MAIA, R; CASTRO, M. C. P. S. (org.) Mídia, esfera pública e identidades coletivas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

LIMA, M. H. P. O processo de emancipação municipal no Estado do Espírito Santo. (Dissertação - (Mestrado em Geografi a). Instituto de Geociências. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.

LOCKS, R. O. A emancipação política de Cocal do Sul. (Monografi a). Curso de especialização em historia social e cultural do UNESC: Criciúma, 2005.

MELLO, D. L. de A multiplicação de municípios no Brasil. Revista de Administração Municipal, v. 39. n.º 203, p. 23-28, IBAM, Rio de Janeiro, 1992.

MAGALHÃES, J. C. Emancipação político-administrativa de municípios no Brasil. In Carvalho. A. X. Y. et al. Dinâmica dos municípios. Brasília: Ipea,2007.

MAIA. R. Mídia e vida pública: modos de abordagem. p. 11-47. In: MAIA, R; CASTRO, M. C. P. S. (org.) Mídia, esfera pública e identidades coletivas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

MIGUEL, L. F. Os meios de comunicação e prática política. Revista Lua Nova nº 55-56, Centro de Estudos de Cultura Contemporânea, São Paulo, 2002.

MOTTA JUNIOR, V. da. A criação de pequenos municípios como um fenômeno da descentralização política: o caso de Itaoca–SP. (Dissertação - Mestrado em Ciências Sociais). Centro de Educação e Ciências Humanas. Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2002.

NAKAMURA, R. Mídia: como fazer um planejamento de mídia na prática. São Paulo: Farol do Forte,2009.

NORONHA, R. Emancipação municipal: implicações espaciais da divisão políticoadministrativa do território fl uminense. (Dissertação - Mestrado em Geografi a). Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1997.

PINHEIRO, I. A; MOTTA, P. C. D. Significado e importância das emancipações: uma polêmica ainda não resolvida no Rio Grande do Sul. Revista de Administração Pública, 37. Fuargas, de Janeiro, 2003.

RANCIÈRE, J. Politics, identifi cation, andsubjectivation. In. RACHJMAN, J. (org.) The identity in question. London: Routledge, 1995. p. 63-72.

RIVERA, M. S. P.; MOTTA PINTO, G. F. P. Mato Grosso: conformação territorial. Anais do II Encontro de Geografi a do Mato Grosso. Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, 2004.

SHIKIDA, C. D. A economia política da emancipação de municípios em Minas Gerais. ESAF, Brasília, 1998.

SIQUEIRA, C. G. Emancipação municipal pós Constituição de 1988: um estudo sobre o processo de criação dos novos municípios paulistas. ( Dissertação - Mestrado em Ciência Política). Departamento de Ciência Política. Instituto de Filosofi a e Ciências Humanas. Universidade Estadual de Campinas. São Paulo, 2003.

TOMIO, R. de L. C. Instituições, processo decisório e relações Executivo-Legislativo nos Estados: estudo comparativo sobre o processo de criação de municípios após a Constituição de 1988. (Tese - Doutorado em Ciências Sociais). Departamento de Ciência Política. Instituto de Filosofi a e Ciências Humanas. Universidade Estadual de Campinas. São Paulo, 2002.

TOMIO, F. R. de L. A criação de municípios após a Constituição de 1988. Revista Brasileira de Ciências Sociais. Vol. 17 N. 48, ANPOCS, São Paulo, 2002.

WANDERLEY, C. B. Emancipações municipais em Minas Gerais: estimativas e seus impactos sociais. Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2007.

Downloads

Publicado

01/21/2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DIVISÃO TERRITORIAL BRASILEIRA: A POSIÇÃO DA MÍDIA SOBRE A CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS. (2022). Revista Espaço E Geografia, 21(2), 469:490. https://doi.org/10.26512/2236-56562018e40192