PAISAGENS EXPERIENCIADAS NAS TRILHAS DA EDUCAÇÃO FENOMENOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/2236-56562018e40130Palavras-chave:
Paisagens, Experiência, Trilhas, Educação FenomenológicaResumo
O ato de ensinar Geografi a, na perspectiva fenomenológica, pressupõe um trabalho inicial de educação dos sentidos pela experiência, em que a visão, a audição, o tato, o olfato e o paladar são estimulados por meio das sensações proporcionadas no campo. A presente pesquisa propõe uma refl exão sobre o potencial pedagógico da realização de atividades de campo com escolares, por meio de trilhas em parques ecológicos localizados no município de Londrina, Paraná, onde há remanescentes da Mata Atlântica, segundo bioma mais ameaçado de extinção do mundo. O intuito das trilhas é desenvolver uma educação ambiental humanista pelas vias da percepção, dos sentimentos e emoções do homem durante a experimentação de paisagens preservadas em ambientes urbanizados. A experimentação contribuiu para que os educandos compreendessem as relações entre o conteúdo apresentado em sala de aula e a aplicação na vida. Assim, foi possível despertar o senso crítico como sujeito ativo e não como espectador das transformações do meio natural que ocorrem no espaço que habita.
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