O HABITAT COMO NEGÓCIO: ANÁLISE DA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA DE HABITAÇÃO SOCIAL NO DISTRITO FEDERAL

Autores

  • Rosângela Viana Vieira

DOI:

https://doi.org/10.26512/2236-56562016e40082

Palavras-chave:

espaço, habitat- habitar, política habitacional, parceria público-privada, território, urbano

Resumo

Este artigo analisa a habitação de interesse social realizada a partir da parceria público-privada no território do Distrito Federal. Trata-seda atualização da mercadoria habitat para ser possível a aplicação da homogeneização proveniente do espaço global no âmbito do vivido. Isso porque o habitat, como fundamento da reprodução das relações sociais de produção, tem em sua realização a possibilidade de controle e direcionamento do cotidiano. Não basta a produção do espaço por si, é necessário que esta se insira na prática social. A metodologia foi desenvolvida a partir da análise do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal em articulação com os conteúdos de classe social e os rebatimentos na ocupação do espaço urbano em sua adequação para a realização da parceria público-privada de habitação social. A capitalização da propriedade da terra em sua mobilização fundiária e mobiliária é a extensão do capitalismo fi nanceiro do presente, sendo uma estratégia setorial compensatória às fl utuações de realização contraditória das diversas frações do capital. Entrelaçar a produção do habitat ao espaço e ao urbano requer compreender a desconstrução de seus conteúdos expressos no cotidiano e nas políticas públicas. Assim a utilização de instrumentos de constituição do território pela ação estadista perpetua, a expensas de mudança de governo, as novas faces da economia que se realiza na habitação como negócio na mediação posta no consumo do espaço e na inversão do projeto político do direito à moradia.

Referências

AMORIM, H . & ALVES, C. (2012). As classes sociais na miséria da Filosofi a. In: VII Colóquio Internacional Marx Engels. (2012).Disponível em: <<http://www.ifch. unicamp.br >>. Acesso em: 25 ago.

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (2012). Plano Distrital de Habitação de Interesse Social -PLANDHIS. Distrito Federal.

LOPES, M.J.S. (1995). O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO, I.E. de; GOMES, P.C.C. & CORRÊA, R.L. (Orgs.) Geografi a conceitos e temas. Bertrand Brasil. Rio de Janeiro.

MARX, K. (2006). O Capital: crítica da economia política. 11. ed. Livro 2 [O processo de circulação do capital]. Civilização Brasileira. Rio de Janeiro.

PLANO DIRETOR DE ORDENAMENTO TERRITORIAL (2009). Documento Técnico. Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. Governo do Distrito Federal.

SANTOS, M. (2007). O espaço do cidadão. 7. ed. Edusp. São Paulo.

Downloads

Publicado

01/21/2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O HABITAT COMO NEGÓCIO: ANÁLISE DA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA DE HABITAÇÃO SOCIAL NO DISTRITO FEDERAL. (2022). Revista Espaço E Geografia, 19(1), 169-184. https://doi.org/10.26512/2236-56562016e40082