A iconicidade na oronímia sul-maranhense e a Ecolinguística
Resumo
A Ecolinguística combina pressupostos teóricos de duas áreas do conhecimento: a Ecologia, que estuda as interações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem, e a Linguística, que analisa a linguagem humana em seus múltiplos aspectos. Este estudo, recorte de uma dissertação de mestrado, explora a interface entre a Toponímia, mais especificamente a Oronímia, e a Ecolinguística, com foco nos nomes de lugares (topônimos) que preservam o léxico local associado a acidentes orográficos. O objetivo é analisar dezesseis orônimos da Mesorregião Sul Maranhense, examinando categorizações toponímicas e de iconicidade, bem como aspectos ecolinguísticos que se entrelaçam nesses nomes. A metodologia baseia-se em referenciais teóricos toponímicos (DICK, 1990; 1992), icônicos (LAKOFF, 2004; FRAGO GRACIA, 1982; NEVES, 2004) e linguístico-ecossistêmicos (COUTO, 2014; 2016, 2023). Os dados foram selecionados a partir da identificação e classificação de dezesseis acidentes geográficos, observando as relações entre os nomes e os elementos que denominam, com ênfase em associações icônicas entre os topônimos e os lugares. Os resultados evidenciam contribuições relevantes para a valorização da orografia local como patrimônio turístico e cultural, fomentando o sentimento de pertencimento e o senso de preservação por esses acidentes geográficos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ecolinguística: Revista brasileira de ecologia e linguagem (ECO-REBEL)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).


3.png)


